Resumo
Esta pesquisa tem o propósito de investigar as possibilidades da dança na Educação como expressão criadora, aberta a novas significações. Para tanto, buscamos bases teóricas que permitam ler a dança e o sujeito que participa desse acontecimento, a partir de uma perspectiva fenomenológica, compreendendo como a dança, enquanto expressão humana, se aproxima dessa concepção. Caracterizando-se como pesquisa teórica, o estudo tem como principal fundamentação, uma aproximação entre os pressupostos fenomenológicos do corpo-próprio de Merleau-Ponty e a teoria do "se-movimentar" humano de Kunz. A partir dessa perspectiva, destacamos um entrelaçamento entre corpo, movimento e mundo, seus desdobramentos para a experiência de dançar, assim como as possibilidades da dança na educação como um processo aberto para a criação, recriação e ressignificação do "se-movimentar". Essas teorias nos permitem repensar conceitos de corpo, movimento, dança e educação, na busca de possibilidades de uma experiência que reconheça um "ser" como centro do processo artístico, um "ser" que é sua própria temporalidade, que entrelaça significações já disponíveis, projetando-se em novas significações vivas. Assim, o ato de dançar, enquanto #expressão criadora#, permite que os sujeitos confiram sempre novos sentidos e significações à sua existência no mundo.