O Skateboard no Contexto Escolar: Uma Possibilidade de Ensino a Partir dos Referenciais da Pedagogia do Esporte
Por Douglas Vinicius Carvalho Brasil (Autor), Roberto Rodrigues Paes (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Estudos indicam que a prática de atividades físicas pode atenuar problemas de saúde (depressão, ansiedade etc.) impactados negativamente pela pandemia de COVID-19. Nesse sentido, com a flexibilização das medidas restritivas relacionadas a ela, em parceria com uma escola estadual de ensino médio integral da Região Metropolitana de Campinas, no segundo semestre de 2021 a ONG na qual atuo iniciou o projeto: “Skate na Escola”. Objetivo: apresentar o Skateboard (Skate) enquanto possibilidade Manutenção da Saúde e Qualidade de Vida, Lazer, Sociabilização e Esporte de modo amplo e crítico. Desenvolvimento: com recorrência semanal, atendemos 18 alunas e 13 alunos em horário no qual não havia aula. Pautadas nos referenciais da Pedagogia do Esporte, as vivencias partiram do simples para o complexo, utilizando diferentes facilitadores (vídeos, jogos, etc.) e implementos (shapes adaptados ou não, cordas, etc.), buscando estimular a confiança, competência, conexão, caráter, engajamento nas atividades e promover relacionamentos e ambientes apropriados, abordando fundamentos técnicos do Skate e questões históricas e sociais (inclusive locais, como o fato de em meados dos anos 2000, eu, enquanto estudante, ser proibido de adentrar a escola “portando skate”, de gênero, entre outras), atreladas ao desenvolvimento da modalidade, visando uma formação ampla e crítica frente ao Skate e a sociedade na qual estão inseridos. Não conseguimos dar continuidade ao projeto em 2022, mas consideramos ter atingido nossos objetivos, visto que é comum encontrar estudantes com Skate nos espaços de Lazer e/ou eventos voltados a modalidade e que a pedido destes(as), a Escola adaptou e deu continuidade ao projeto. Sugestões: sugerimos que o ensino do Skate no contexto escolar não se limite a abordar e reproduzir suas vertentes Olímpicas, que se utilize diferentes referenciais e estratégias neste processo, apresentando possibilidades variadas de se vivenciar esta prática corporal, visando a formação crítica e ampla de estudantes