Editora Insular. Brasil None. 176 páginas.

Sobre

Vivemos um tempo em que muitas realidades sociais arcaicas são objeto de denúncia, de revisão e de superação. Entretanto, no fértil terreno do que se convencionou denominar de pensamento “politicamente correto”, vicejam versões vitimizadoras e persecutórias, segundo as quais o mal está sempre no outro, a culpa é do outro, a reparação, portanto, deverá partir do outro. Com muita facilidade transforma-se a vítima em herói e esquece-se do verdadeiro, aquele que se recusou a ser vítima. O Sucesso é uma Escolha – Pais não são responsáveis pelo destino dos filhos rompe, em boa medida, com essa lógica simplista e com a comodidade de explicar o fracasso pessoal recorrendo-se sempre aos supostos erros dos pais.

Este livro recupera um valor muito caro ao pensamento liberal, naquilo que tem de melhor e que o define: a primazia da liberdade. Esta liberdade que é individual em sua essência, ainda que socialmente construída, é indissociável da ideia de responsabilidade. A liberdade para agir, para criar, para produzir. Liberdade de ir contra todas as probabilidades e sobreviver, quando se está aparentemente destinado a morrer; de vencer, quando tudo parece conduzir ao fracasso. Liberdade de dizer não ao destino, ainda que não se pense mais nele como uma vontade divina, mas como uma determinação biológica, ou então como um condicionamento psíquico.

Ortega y Gasset, muito a propósito, define a vida como uma eterna construção, na qual não se tem escolha: temos sempre de escolher. A cada passo, temos uma escolha a fazer; decide-se até mesmo não decidir. Estamos continuamente nos reinventando, a cada nova opção feita, ainda que nossas opções sejam limitadas pelas circunstâncias. Em última instância, somos obrigados a ser livres e responsáveis por utilizar essa liberdade da melhor maneira.

Os heróis deste livro não são apenas aqueles célebres (Mauá, Churchill, Genghis Khan), mas pessoas comuns, com as quais Francisco Baptista Neto conviveu nos âmbitos pessoal e profissional. Isso já muito diz do autor, de seu olhar generoso e de sua capacidade de identificar e ressaltar os aspectos positivos dos indivíduos. Qualidades de um terapeuta que se coloca a serviço do autoconhecimento de seus pacientes, que é o caminho para que possam reconhecer e aceitar a liberdade. Digo “aceitar”, porque há aqueles que insistem em negá-la, preferindo a fácil – e ao mesmo tempo penosa – opção de se verem eternamente vítimas.

Assim, este livro confirma a trajetória profissional e pessoal do seu autor, ele próprio um exemplo de sucesso e que, desse modo, graciosamente compartilha conosco sua sabedoria e experiência. Sua leitura é inspiradora. 
Ercy José Soar Filho 
Psiquiatra 
Florianópolis, SC

Francisco Baptista Neto, neste esplendoroso livro O Sucesso é uma Escolha – Pais não são responsáveis pelo destino dos filhos, presenteia o leitor com temas que esclarecem, de maneira muito inteligente, fatores que estão fortemente presentes no cotidiano da sociedade, tais como coragem, baixa e autoestima, medo, insegurança, resiliência, superação, entre outros. A busca pelo entendimento desses fatores e por soluções relacionadas a eles são consideravelmente constantes na vida dos indivíduos.

Sua forma bem particular de escrever e sua abordagem esclarecedora abrem um leque para que se possa enxergar, de outros ângulos, as razões pelas quais sucedem determinados fatos, tais como as frustrações, a desmotivação, o sofrimento. Ao mesmo tempo, a obra orienta o leitor a ver o lado positivo e motivador de tais situações consideradas negativas. Destarte, podemos perceber, em meio a esta leitura, as diversas influências que motivam as pessoas a se tornarem vencedoras ou não, seja através de fatores genéticos, psicológicos, sociais, entre outros – o que vem a tornar cada ser único.

À medida que avançamos nas entrelinhas deste livro, o autor nos brinda com histórias de vida de pessoas consideradas brilhantes, denominadas “fora de série” – conhecidas nacional e/ou internacionalmente –, além de histórias daqueles que permanecem no anonimato, mas que tiveram uma trajetória de superação de obstáculos até se tornarem grandes vencedores. E assim o autor desenvolve seu texto de forma tão atrativa e brilhante, o que automaticamente motiva o leitor a encorajar-se para correr em busca dos seus objetivos, seja a curto ou a longo prazo, esclarecendo-nos que a vitória é uma decisão individual e que conquistá-la só depende das nossas escolhas.Rose Santos 
Professora

Francisco Baptista Neto. Médico psiquiatra. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, com especialização em Terapia Familiar no Hanneman College Philadelfia – EUA. Psicoterapeuta de orientação psicanalítica, grupoterapeuta, terapeuta de adolescentes e famílias. Membro efetivo da Associação Brasileira e Catarinense de Psiquiatria. Foi vice-presidente da Associação de Psiquiatria e Psicologia da Infância e do Adolescente da Bahia; secretário-geral do Fórum Pan-Americano para o Estudo da Adolescência; superintendente da Fundação Catarinense do Bem-Estar do Menor (Fucabem); superintendente e fundador da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis; presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria; membro efetivo do Conselho Federal de Entorpecentes (Confen), como representante do Ministério da Justiça e da Associação Médica Brasileira. É membro do Comitê Científico Internacional da Revista Argentina de Psiquiatria Biológica e do Conselho Científico Editorial de Cuadernos Actualizaciones em Alcohologia da Argentina. Foi oficial de gabinete do Gabinete Civil da Presidência da República no Governo Castelo Branco (1964-1967) e assistente particular do governador da Bahia, Luiz Viana Filho (1967-1971).

Autor dos livros: 
O Adolescente de Santa Catarina − Uma Experiência Institucional; 
Geração dos anos 90 − Comportamento Sexual do Adolescente de Florianópolis; 
Aprendendo a Conviver com Adolescentes, em coautoria com Luiz Carlos Osorio; 
Somos todos criminosos ou desonestos?; 
Drogas: Por que as pessoas usam? É possível prevenir?; 
Adolescentes: O desafio de entender e conviver; 
Histórias que vivi, histórias que me contaram; 
O Amor e suas exceções e A mula sem cabeça, 
além de vários capítulos em livros e artigos sobre adolescentes. 

Acessar