Resumo

No presente texto, são analisadas as contribuições teóricas de Norbert Elias e Howard Gardner para a compreensão do fenômeno do talento, e suas implicações para as aulas de Educação Física. O talento deve ser compreendido em suas múltiplas determinações, sociológicas e psicológicas, para além do determinismo biológico. A partir dos autores citados, é necessário repensar o ensino da Educação Física, conferindo-se maior importância ao etnoconhecimento, em que os alunos vivenciam as práticas corporais com suas características étnicas e regionais, tanto quanto os conteúdos esportivos tradicionais.

Referências

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

______. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.

GARDNER, Howard. Mentes extraordinárias: perfis de quatro pessoas excepcionais e um estudo sobre o extraordinário em cada um de nós. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

HOBSBAWM, Eric. J. A era das revoluções: Europa 1789-1848. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo - SP: Atlas 2003.

MATOS, Gláucio Campos Gomes de. Entre rios e florestas: experiências de campo de um professor de Educação Física em ambiente amazônico, Em Aberto, Brasília, v.26, n.89, p.107-117, jan./jun. 2013.

MATOS, Gláucio Campos Gomes de.; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha. Educação em comunidades amazônicas. Revista Educação e Civilização, PUC-Camp., Campinas, 24 (3): 367-383, set./dez., 2019.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

Acessar