O talento nas aulas de educação física e a valorização do etnoconhecimento, no contexto amazônico
Por Joaquim Francisco de Lira Neto (Autor), Alessandra Marques de Lira (Autor), Silas de Andrade Fonseca Zacarias (Autor).
Resumo
No presente texto, são analisadas as contribuições teóricas de Norbert Elias e Howard Gardner para a compreensão do fenômeno do talento, e suas implicações para as aulas de Educação Física. O talento deve ser compreendido em suas múltiplas determinações, sociológicas e psicológicas, para além do determinismo biológico. A partir dos autores citados, é necessário repensar o ensino da Educação Física, conferindo-se maior importância ao etnoconhecimento, em que os alunos vivenciam as práticas corporais com suas características étnicas e regionais, tanto quanto os conteúdos esportivos tradicionais.
Referências
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
______. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.
GARDNER, Howard. Mentes extraordinárias: perfis de quatro pessoas excepcionais e um estudo sobre o extraordinário em cada um de nós. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
HOBSBAWM, Eric. J. A era das revoluções: Europa 1789-1848. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo - SP: Atlas 2003.
MATOS, Gláucio Campos Gomes de. Entre rios e florestas: experiências de campo de um professor de Educação Física em ambiente amazônico, Em Aberto, Brasília, v.26, n.89, p.107-117, jan./jun. 2013.
MATOS, Gláucio Campos Gomes de.; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha. Educação em comunidades amazônicas. Revista Educação e Civilização, PUC-Camp., Campinas, 24 (3): 367-383, set./dez., 2019.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.