Resumo

Esta comunicação em pôster descreve um estudo de doutoramento desenvolvido na Faculdade de Educação e de Educação Física da Unicamp/SP, defendido em 1999 ("Caminhando para uma nova(?) consciência: uma experiência de introdução da Arte Marcial na Educação") e publicado, em 2000, pela Ed. Agora/SP, sob o mesmo título deste pôster: "O Tao da Educação". O estudo traçou correlações entre o pensamento chinês, a ecologia profunda e a ciência da motricidade humana, enfocando as contribuições daquela abordagem oriental para a escola brasileira. Na pesquisa de campo, objetivou- se verificar o impacto da aprendizagem da filosofia e da prática da arte marcial e terapêutica chinesa, numa 5ª série de uma escola pública de periferia, comparando grupos experimental e de controle. Em 2004, o livro e a tese serviram de fundamentação para um projeto implantado pela Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, no Brasil. Cerca de 200 mil professores serão capacitados a utilizar o Lien Chi, uma ginástica chinesa, em suas aulas, visando a diminuição do comportamento agressivo e o alívio do stress. A autora, agora residente em Portugal, assessora esporadicamente o projeto. Material e métodos: Após estudo piloto, a pesquisa foi desenvolvida durante 1 ano letivo.