Resumo

O futebol é o principal esporte praticado no Brasil, sendo uma paixão espalhada por todas as regiões do país, irradiando o esporte o qual atravessa diferentes gerações, fazendo com que essa paixão seja transmitida entre si (Giglio & Proni, 2020). Um dos principais meios de se transmitir essa paixão é pela compra de uma camisa, e ultimamente, as pessoas tem variado entre aquelas que adquirem de seu time preferido, dos principais atletas, de outras equipes, sejam brasileiras ou estrangeiras, bem como de seleções. Nesse cenário, existe o comércio de camisas “informais”, “piratas” de diferentes equipes e “oficiais”, fenômeno o qual vem ocorrendo de forma globalizada, também sendo evidenciado no Brasil. Além de impasses com o poder público, muitas vezes o consumidor se encontra em conflito consigo para tentar definir qual dos caminhos e qual mercadoria este irá adquirir. Atualmente, produtos falsificados ou ilegais têm entregado uma qualidade similar se não igual à dos produtos regularizados (Calori Júnior, 2022). Devido a esse fato, a escolha final do consumidor acaba sendo afetada diretamente (Calori Júnior, 2022). Como plano científico, todo esse contexto remete ao Marketing Esportivo, especificamente o Comportamento do Consumidor Esportivo. Entender o comportamento do consumidor é verificar como os indivíduos selecionam, adquirem, utilizam e descartam produtos, serviços ou experiências. E a compreensão deste processo facilita na identificação e no entendimento sobre o que está sendo procurado e qual necessidade do consumidor precisa ser atendida, tornando assim mais fácil a escolha adequada para programas de marketing capazes de influenciar a decisão dos indivíduos pelo consumo de determinado produto, serviço ou experiência (Kotler & Keller, 2000).

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