Resumo


O presente texto é resultado da pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão UFG/CAC – e procura discutir o currículo e o trato do conhecimento na Educação Física Escolar a partir da pesquisa-ação. Nosso objetivo foi identificar e problematizar o trato do conhecimento na Educação Física Escolar de uma escola pública da rede estadual de ensino, para que pudéssemos repensar a prática pedagógica do professor, que ainda tem se aproximado do modelo tradicional de Educação Física e propor uma ação na escola a partir das Pedagogias Críticas da Educação Física, com a finalidade de evidenciar caminhos que podem ser percorridos para transformar essa realidade. Com isso, percebemos que o currículo é uma construção social ideológica, permeada por conflitos e contradições. E que para que o professor possa transformar essa realidade é preciso que ele assuma uma proposta político-pedagógica e a sustente no currículo a fim de contribuir para emancipação crítica dos alunos.
 

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