O Trato do Conhecimento na Educação Física Escolar: Aproximações da Prática Pedagógica da Educação Física Como Componente Curricular
Por Geisiel Antonio de Morais Cassimiro (Autor), Hugo Leonardo Fonseca da Silva (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O presente texto é resultado da pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão UFG/CAC – e procura discutir o currículo e o trato do conhecimento na Educação Física Escolar a partir da pesquisa-ação. Nosso objetivo foi identificar e problematizar o trato do conhecimento na Educação Física Escolar de uma escola pública da rede estadual de ensino, para que pudéssemos repensar a prática pedagógica do professor, que ainda tem se aproximado do modelo tradicional de Educação Física e propor uma ação na escola a partir das Pedagogias Críticas da Educação Física, com a finalidade de evidenciar caminhos que podem ser percorridos para transformar essa realidade. Com isso, percebemos que o currículo é uma construção social ideológica, permeada por conflitos e contradições. E que para que o professor possa transformar essa realidade é preciso que ele assuma uma proposta político-pedagógica e a sustente no currículo a fim de contribuir para emancipação crítica dos alunos.