O treinamento intervalado de alta intensidade com peso corporal aumenta a força e a capacidade funcional em adultos mais velhos
Por Gabriela Vitória Gonçalves Evangelista (Autor), Fabiana Scartoni (Autor), Felício Savioli Neto (Autor), Lara Cristina Brandão Consolo Zucareli (Autor), André José Aguilar (Autor), Alexandre Machado (Autor), Danilo S. Bocalini (Autor), Francisco Luciano Pontes Junior (Autor).
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar o efeito do HIIT com peso corporal sobre parâmetros de força e capacidade funcional em idosos. Sessenta idosos sedentários foram randomizados em grupo controle (n=30) e grupo treinamento (n=30), que realizaram o programa de treinamento intervalado com peso corporal. O treinamento consistiu em 3 sessões semanais de 30 minutos de duração, realizadas em dias alternados, consistindo de aquecimento, parte central e desaquecimento. A parte principal da sessão de treinamento teve duração de 20 minutos, totalizando 20 ciclos de trabalho. Cada ciclo de trabalho compreendeu 30 segundos de estimulação e 30 segundos de recuperação passiva. Para verificar as variáveis funcionais dos idosos, foram utilizados o teste de sentar e levantar 5 vezes, o teste de caminhada de 10 m, o Timed Up and Go (TUG) e o teste de 1RM para determinar a força muscular máxima. Os resultados mostraram diferenças significativas (p<0,05) para o TUG (p=0,0001), teste 5TSTS (p=0,009) e reprodução máxima para flexão de cotovelo 1RMEF (p=0,05) para o grupo Treinamento. O treinamento intervalado de alta intensidade com peso corporal melhora a funcionalidade principalmente dos membros inferiores, impactando no desempenho das atividades instrumentais da vida diária e no desempenho da marcha, gerando autonomia e independência de movimento.