O uso das mídias digitais como ferramenta de divulgação científica sobre atividade física e saúde
Por Edina Maria de Camargo (Autor), Marja Bochehin do Valle (Autor), Ana Flávia Andalécio Couto da Silva (Autor), Karina de Almeida Brunheroti (Autor), Ingrid Kelly Alves dos Santos Pinheiro (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 29, n 1, 2024.
Resumo
Compreendendo o ambiente digital como um importante espaço para aumentar a interação com comunicação científica e aproximação entre as pessoas, desde o início de suas atividades, a gestão 2020–22 da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) intensificou sua participação nas redes sociais. O presente ensaio descreve os processos de estruturação e planejamento, assim como a progressão do trabalho desenvolvido nas redes sociais da SBAFS. Dessa forma, pode-se destacar a criação de uma equipe de colaboradoras voluntárias para o trabalho nas mídias sociais (página e endereço eletrônicos, ®Facebook, ®Instagram, ®Twitter e ®Youtube), partindo-se de planejamento e plano de trabalho contínuo, centrados na disseminação estratégica dos conhecimentos, avanços e interações com pessoas interessadas nos distintos assuntos que permeiam o tema atividade física e saúde. No ®Instagram, a partir da maior frequência de conteúdos postados, foi notável o aumento no número de seguidores, e, consequentemente, de interações. O ®Twitter também apresentou resultados expressivos, com um aumento de 23,2% de visitas ao perfil e 18,8% de impressões na quantidade de visualizações (“tweets”). Devido ao trabalho desenvolvido, aumentou-se consideravelmente a capilarização das ações da SBAFS entre as pessoas interessadas sobre o assunto. Isso pode ser explicado, pois, com o início da pandemia da COVID-19, viu-se a emergência das interações por meio digital e, por isso, foi identificado um maior engajamento com o conteúdo do perfil. Tais informações ratificam a utilidade das redes sociais como instrumento de divulgação científica de forma rápida, dinâmica, amplamente acessível, atrativa, interativa e prática.