O Uso de Tecnologias Digitais Para a Análise de Políticas Públicas de Lazer e Esporte: Um Relato de Experiência
Por Tiago Onofre (Autor), Henrique Brandão (Autor), Wilson Luiz Lino de Sousa (Autor).
Resumo
Objetiva-se apresentar experiência pedagógica com uso de recursos tecnológicos e georreferenciamento, visando discutir políticas públicas na formação inicial em Educação Física. Descreve-se, portanto, o uso de ferramentas do Google Workspace para análise da territorialização dos espaços e equipamentos de lazer e esporte e a oferta pelo poder público de programas, projetos e ações. A elaboração de mapas oportunizou a apreensão e compreensão do território, a identificação e a análise da oferta pública, bem como, o questionamento sobre a garantia de um direito constitucional. A utilização de tecnologias digitais como recurso didático mostrou-se eficaz, pois promoveu a aproximação com a realidade espacial, social e a materialização da ação pública do setor. Oportunizou, ainda, a ampliação e o domínio de conceitos e categorias necessárias à compreensão do objeto, a elaboração de proposta de intervenção, importantes para o exercício profissional, a formação cidadã e o posicionamento para a garantia de direitos.