Resumo


Neste início de século XXI os estigmas que emergem a partir da aparência corporal parecem estar cada vez mais mediados a partir de relações de poder na medida em que adquirem valor simbólico dentro de um determinado contexto. Estas relações de poder se manifestam das mais diferentes formas desencadeando em situações de violência física e simbólica no convívio com o diferente – o bullying. Neste sentido, o presente artigo pretende analisar como se manifesta o processo de bullying na vida dos alunos considerados obesos por seus agressores dentro do contexto da Educação Física escolar. O texto é fruto de um estudo monográfico do curso de Educação Física da UFS realizado a partir de uma pesquisa qualitativa que analisou o objeto sob o viés de um estudo de caso de uma Escola Publica Municipal de Aracaju/SE. Os resultados indicaram que, para combater a violência manifestada através do bullying nas aulas de Educação Física e no contexto escolar, faz-se necessária uma interação conjunta de conivência entre os alunos, funcionários, pais, professores e dirigentes mediada por uma sensibilização que favoreça a cultura do acolhimento e o respeito no convívio com o diferente.
 

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