Resumo

Uma das políticas públicas mais bem-sucedida em continuidade e abrangência, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD, desde sua criação em 1985, permanece ativo e em constante aprimoramento. Em 2018, pela primeira vez, a Educação Física é inserida como um dos componentes curriculares a serem atendidos pelo programa. Todas as quatro obras que participaram da seleção foram aceitas e compuseram o catálogo de escolhas do PNLD para o ano de 2019. Entre os quatro materiais, cada escola beneficiada pelo programa tinha a incumbência de escolher apenas uma obra, a ser utilizada no quadriênio 2019-2022. Estas obras, apesar de estarem vinculadas ao PNLD, estão intituladas como um Manual do Professor/professora e não foram disponibilizadas, até o momento, aos aluno/alunas. Assim, considerando que a existência de obras didáticas, podem servir de apoio aos professor/professoraes de EF, embora não seja algo novo, estes materiais surgem nas escolas e podem ser utilizados de diferentes maneiras. O presente trabalho busca responder os seguintes problemas de pesquisa: Quais as características das obras didáticas para a Educação Física , presentes no PNLD, atendem aos critérios expressos no Edital de convocação para o quadriênio 2019-2022? Quais concepções de Educação Física fundamentam essas obras? Para encontrar as respostas para estas perguntas, realizo este estudo com o objetivo de analisar as obras de Educação Física disponibilizadas pelo PNLD para o quadriênio 2019-2022, identificando suas características e concepções defendidas. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, caráter documental, descritiva, por meio de uma análise de conteúdo. Entre os principais resultados apontamos a relevância de inserir a EF ao PNLD, política pública educacional importante em abrangência e continuidade. As obras têm semelhanças, especialmente em organização e seleção de temas, assim como fragilidades técnicas e metodológicas. Entre as potencialidades estão uma possivel ampliação do leque de possibilidades de tematizar e problematizar a cultura corporal nos anos iniciais. Entendemos que as obras atendem, ainda que de forma frágil, aos elementos indicados no edital, porém não basta negar as obras e o PNLD, é preciso que os editais ampliem a presença de outros elementos, como por exemplo: textos de autores brasileiros negros e indígenas, práticas de matriz africana e indígena que extrapolassem apenas a capoeira e o huka-huka, mais imagens que conduzam a leitura e reflexão dos temas, presença de projetos integradores com os demais componentes, maior coerência entre a base teórica e metodológica assumida pelas obras e uma ampla revisão aos critérios expressos nos editais. Que professor/professoraes/as possam dialogar nas suas redes, pois podemos afirmar que sem a atuação docente, a qual deva ser coerente e coesa, não há possibilidade nenhuma de sucesso, seja com ou sem o material, quadra, equipamentos. O material tem cunho ideológico, esvaziado de temas e proposições, entretanto é o professor/professora que o interpretará, o articulará a novas propostas dentro da escola e fora dela, olhando para este documento e o articulando ao seu contexto. É preciso que os critérios de construção, avaliação e seleção dos editais sejam mais amplos e explícitos, propondo construções que empoderem, que liberte, que transforme, que de fato nas brechas o professor/professora/a professor/professoraa e o aluno/aluna/a aluno/aluna compreendam sua existência e sua potência frente a esta sociedade, ainda tão racista, machista e colonial.

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