Oficina de Atletismo
Por Eduardo Vinicius Mota e Silva (Autor), Sara Quenzer Matthiesen (Autor).
Resumo
O Atletismo na Escola
Individualmente, solicitar aos participantes que desenhem o espaço físico que possuem na escola para as aulas de EF;
Em pequenos grupos, discutir se trabalham ou não com o atletismo; quais os limites e possibilidades desta ação; relação de justificativas; quais aspectos e provas são desenvolvidos.
A partir do relato dos grupos relacionar na lousa as principais justificativas para o não ensino do atletismo e discutir suas possibilidades:
1. espaço físico: há necessidade de uma pista oficial?
A oficina ocorrerá em espaço limitado;
2. material alternativo: fornecer material (meia,
jornal, corda, etc) e solicitar ao grupo produza material alternativo; apresentação dos materiais;
3. Interesse do professor e alunos: discutir as
possibilidades de novas estratégias;
2. A proposta
a. Trabalhar nas três dimensões
- A partir das produções dos grupos e continuando na mesma estrutura anterior verificar:
- Grupo de provas desenvolvido
Salientar neste momento a importância de trabalhar com a globalidade da modalidade.
- Aspectos desenvolvidos
Enfatizar e apresentar a importância de se trabalhar com as três dimensões dos conteúdos.