Resumo


O objetivo do estudo foi analisar a contribuição das disciplinas de Oficinas de Experiência Docente (OEDs) na construção das competências pedagógicas dos acadêmicos no processo de formação inicial, do Curso de Licenciatura em Educação Física URI - Campus Santo Ângelo. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. Participaram dezessete acadêmicos que cursaram as cinco OEDs e quatro professores. Instrumentos: entrevista semiestruturada com os professores e acadêmicos, filmagem das aulas, observações de campo e documentos legais do Curso. Para análise, adotou-se os métodos de categorização, de resenha e a técnica de triangulação dos dados. Constatamos que há coerência entre a proposta do Curso e a prática observada. Identificamos que as OEDs estabelecem a relação teoria e prática, desempenhando um papel fundamental na formação dos acadêmicos fazendo com que os mesmos se comprometam com o saber científico, com as competências do exercício da docência através da experiência. Os professores são mediadores da aprendizagem. As OEDs propiciam o desenvolvimento das competências pedagógicas possibilitando a compreensão da realidade, levando-os a reflexão de suas ações oportunizando reelaboração dos saberes da experiência, bem como buscando referenciais teóricos que as fundamentem. As OEDs são essenciais na articulação curricular para o desenvolvimento das competências pedagógicas.
 

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