Resumo

Baseado em uma classificação dos esportes proposta por González (2004)1 pretendemos apresentar os esportes de precisão, como uma das possibilidades de contextualização do esporte para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Basicamente o autor divide os esportes em dois grandes grupos, que seriam os esportes que compreendem uma relação ou oposição direta com os adversários e aqueles nos quais não há este tipo de relação. Dentro de cada um destes grandes grupos, González propõe sub-divisões de acordo com a lógica de desempenho que prevalece em cada modalidade, sendo que no caso dos esportes com interação com os adversários teríamos os esportes de invasão, os esportes de rede, os de luta ou combate e os de campo e taco; já nos esportes sem oposição encontraríamos os esportes de marca, os estéticos e os de precisão, que são os esportes que serão enfatizados neste tema.
Os esportes em que os adversários não interagem (sem oposição direta) o que serve para avaliar o vencedor é a comparação dos desempenhos dos participantes. No caso dos esportes de precisão esta comparação é feita em relação à eficiência em atingir ou alcançar determinado alvo ou objeto (Ex: arco e flecha, bocha, boliche, tiro ao alvo, golfe, curling etc.).
 

Arquivo