Oficina de Libras: Estratégia de Formação de Professores Intérpretes de Educação Física Para a Inclusão Escolar
Por Marcilene França da Silva (Autor), Maria Aparecida Dias (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Na perspectiva atual da inclusão de pessoas surdas nas escolas, há a necessidade de profissionais com habilidade de interpretação da Língua Brasileira de Sinais, pois para que ocorra a inclusão de fato e de direito, se faz necessária uma qualificação e formação diferenciada. A oficina de LIBRAS é um projeto de extensão para formação de discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o objetivo de capacitar, contribuir para o crescimento científico da área estudada e incentivar o desenvolvimento desses futuros professores intérpretes, atuando em ambientes educacionais. Este artigo pretende relatar experiências relacionadas à realização dessa oficina de Libras. Entendemos que este projeto possibilita o conhecimento da LBS por parte dos discentes do curso de Educação Física, apresentando-se como instrumento eficaz para o processo de inclusão de alunos surdos em aulas de educação Física em ambientes escolares, além de representar um espaço de reflexão sobre assuntos relacionados à inclusão social e o bilinguismo. O problema na formação de professores de EF está estabelecido na necessidade de se criar um professor ousado e crítico respeitando princípios éticos e morais, e que apresenta a vontade e capacidade para continuamente desenvolver e melhorar a eficácia do seu trabalho, buscando a seriedade profissional. Este projeto obteve resultados positivos, porque os discentes estão multiplicando o conhecimento nas escolas. O projeto foi muito satisfatório e alcançou os objetivos pretendidos.