Resumo
Instituição: EMEF "PADRE EMÍLIO MIOTTI"
RELATO DE EXPERIÊNCIA
OLIMPÍADA DAS CORES Introdução O presente relato demonstra uma experiência bem sucedida numa unidade educacional do município de Campinas que vem sendo realizada há alguns anos. Este é um trabalho que envolve toda a unidade escolar por alguns dias, onde procura-se trabalhar os esportes mais tradicionais e alguns jogos que a unidade tem incorporado no seu currículo, além de atividades não esportivas. Procura-se envolver todos os professores da unidade escolar no auxilio com as equipes e também como árbitros/jurados em algumas das atividades para que tenhamos um comprometimento da maioria dos alunos nas mais diversas situações, tanto na preparação das equipes como confecção de materiais que serão utilizados na Olimpíada. Objetivos Tem-se como objetivos envolver o maior número de disciplinas na competição (interdisciplinaridade); envolver todos os professores nas mais diversas tarefas com os alunos; incentivar a cooperação, o companheirismo e a lealdade entre os alunos; valorizar o trabalho de/em equipe; estimular a responsabilidade com a equipe nos horários de competição e no respeito às outras equipes; integrar os alunos da mesma série e séries diferentes através da busca de um objetivo em comum. Principais Atividades As atividades relacionadas para a Olimpíada das Cores estão principalmente relacionadas com os esportes e jogos tradicionais que se têm como comuns dentro das vivências da unidade escolar além de algumas outras comuns à educação física infantil (acerte o alvo; queimadas, estafetas, corrida do saco, cabo de guerra, pular corda, corrida das três pernas, boliche, tênis de mesa, base 6) e outras não esportivas (poesia, desenho, etc.), os quais são divididos para os alunos maiores e menores. Todas estas atividades ocorrem num período de duas semanas praticamente e no final do primeiro semestre, onde todos os professores participam na ajuda com os alunos em todas as etapas do processo da Olimpíada. Resultados É interessante ver a participação dos alunos desde a preparação das equipes, confecção de bandeiras, grito de alegria, etc., até os jogos que são o centro da Olimpíada. Também a participação e comprometimento dos profissionais da escola em ajudar a organizar e os palpites para a implementação da Olimpíada como com os alunos é salutar.