Opção Pelo Curso de Educação Física em Nível Superior e a Influência do Professor de Educação Física Escolar
Por Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva (Autor), Andre Bartholomeu Carneiro (Autor).
Resumo
Este trabalho teve por objetivo identificar a influência exercida pelo professor de Educação Física (EF) do Ensino Fundamental e Médio na escolha do aluno ingressante no curso de EF em nível universitário. Trata-se de uma pesquisa que combinou procedimentos quantitativos e qualitativos para coleta de dados tendo sido utilizado um questionário de 09 questões sendo 8 fechadas e uma aberta. A população pesquisada constou de 173 indivíduos sendo 71 do período matutino e 102 do noturno. Destes, 60,11% são do sexo masculino e 39,88% do feminino. A média de idade é de 19,66 anos, tendo sido apontada a maior freqüência de idade entre 17-18 anos em ambos os sexos. Em relação à escola de origem 55,69% são provenientes de escola pública, 34,68% de escola particular, 9,25% cursaram em ambas e 0,58% não identificaram. Quando perguntados a respeito da freqüência Às aulas de EF no Ensino Fundamental 98,27% responderam positivamente, a mesma pergunta referente ao Ensino Médio obteve 82,66% de respostas positivas. Em relação à influência recebida dos professores de EF no que se refere à escolha do curso 24,85% afirmou terem sidos influenciados pelos professores do Ensino Fundamental e 26,59% pelos do Ensino Médio. Dentre os entrevistados, 51,05% afirmaram ter optado sem ter recebido influência de outras pessoas. Destes resultados conclui-se que outras influências sócios-culturais exerceram maior poder sobre a decisão em ingressar no curso universitário de EF do que aquelas recebidas do professor deste componente curricular no nível Fundamental e Médio.