Resumo

Introdução: O levantamento caracteriza-se como um dos momentos do voleibol, cujo responsável é o levantador, o qual tem por objetivo organizar ofensivamente sua equipe e deixar seus atacantes nas melhores condições. Objetivo: A pesquisa tem como objetivo sistematizar os elementos não praxêmicos e praxêmicos, identificados na produção científica da área, que orientam a leitura de jogo e a tomada de decisão dos jogadores em relação ao levantador, considerando as interações comunicativas e contracomunicativas estabelecidas no voleibol. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa teórica, na qual foram utilizados artigos científicos, dissertações, livros e teses que têm como temática principal o Voleibol e a leitura de jogo, selecionados em cinco fontes de pesquisa. Resultados: Foi possível constatar que ambos tipos de elementos se complementam no contexto do jogo, sendo capazes de nortear a leitura e a tomada de decisão dos jogadores que estabelecem interações motrizes de cooperação e oposição com o levantador, mediante as mais variadas situações do jogo. Considerações Finais: Com esta pesquisa, pretendeu-se construir um instrumento teórico com o intuito de auxiliar profissionais da área da Educação Física em sua prática pedagógica, conforme a realidade de seu aluno ou atleta, seu contexto de inserção e seu nível de aprendizagem.

Acessar