Resumo
Estudos recentes têm sugerido que os programas de formação de treinadores (PFT) em ambiente universitário adotem uma abordagem de ensino centrado no aprendiz (ECA). O ECA é uma perspectiva construtivista de ensino, que tem como objetivos principais equilibrar as dinâmicas de poder e de responsabilidade pela aprendizagem entre professores e estudantes, a fim de promover a autonomia discente e uma aprendizagem mais significativa. Diante da escassez de estudos empíricos, buscamos investigar o processo de desenvolvimento do ensino centrado no aprendiz na formação universitária de treinadores(as), especificamente na disciplina Treinador Desportivo, do curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, nos anos de 2018 em ambiente de ensino presencial, e 2020 em ambiente de ensino remoto emergencial. Para isso, utilizamos a abordagem metodológica da narrativa e da pesquisa-ação. Participaram dessa investigação a autora desta tese, enquanto pesquisadora e auxiliar docente, a professora responsável pela disciplina e sete auxiliares docentes, dos quais dois auxiliaram em 2018 e seis em 2020. A pesquisadora registrou notas ao longo da pesquisa-ação em diário de bordo e manteve conversas crítico-reflexivas com a professora. Os(as) estudantes-treinadores(as) de cada ano responderam a questionários, a fim de conhecermos suas trajetórias esportivas e obtermos suas percepções sobre a disciplina. Determinados estudantes-treinadores(as) também participaram de grupos focais (GF) para exporem suas opiniões acerca do desenvolvimento do ECA. As transcrições dos GF foram analisadas com base na análise temática. Considerando a trajetória da pesquisadora, o desenvolvimento de ECA se mostrou um processo complexo, especialmente pelas dificuldades de apropriação dos princípios e fundamentos, e do desenvolvimento enquanto abordagem. Enfatizamos a importância dos processos crítico-reflexivos e a necessidade de professores se tornarem facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, em constante contato com a literatura científica de formação de treinadores(as). Os(as) estudantes-treinadores(as), tanto de 2018, quanto de 2020, perceberam na disciplina, uma aproximação da formação à realidade da intervenção prática do(a) treinador(a), contribuindo com a motivação e aprendizagem mais significativa, mesmo em ambientes de ensino diferentes. Em 2020, o foco no desenvolvimento de um ambiente propício à aprendizagem e no estímulo à assunção da responsabilidade pela aprendizagem por parte dos(as) estudantes-treinadores(as), parece ter potencializado o desenvolvimento de habilidades reflexivas e de aprendizagem autodirigida. Quanto ao ambiente virtual em período de ensino remoto emergencial, os(as) estudantes-treinadores relataram questões de acessibilidade, usabilidade, distrações e estresse. Além disso, a pandemia provocou insegurança, frustração e adversidades no ambiente doméstico. O suporte docente aos discentes, quanto ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), medidas institucionais, como a disponibilização de TDIC apropriadas, e a colaboração entre docentes e discentes, em senso de comunidade, auxiliaram a amenizar as dificuldades, de forma que os(as) estudantes-treinadores(as) conseguissem seguir os estudos na disciplina