Resumo

Trata de um estudo que busca compreender a constituição da docência a partir das narrativas de 12 professores/as de Educação Física do Sistema Municipal de Ensino de Vitória/ES. São sujeitos, autores de suas práticas, os quais, ao longo de suas trajetórias e contextos sociais em que vivem/viveram, constroem e reconstroem conhecimentos que se instauram em seus cotidianos, para além das aprendizagens advindas dos seus processos acadêmicos de formação. Dessa maneira, a formação é entendida em seu caráter dinâmico e, sempre, inacabado. O objeto central do estudo foi delimitado a partir da seguinte questão: como nos constituímos professores/as de Educação Física? A questão central do estudo está delimitada na busca pela compreensão dos processos vivenciados por professores/as de Educação Física, na constituição de sua condição docente, entendida como “as situações” nas quais o sujeito se torna professor. Nessa questão, perpassam as vivências nos seus contextos sociais/pessoais, nos seus processos de formação (inicial e continuada) e nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. Parte do pressuposto de que a escola é o lócus privilegiado em que a docência se instaura, o que justifica a opção de pesquisa com professores/as atuantes na regência de classe. A escolha dos sujeitos e a coleta de informações aconteceram em etapas e, em cada uma delas, foram utilizados diferentes instrumentos: o questionário, o memorial e a entrevista. Partia da análise das informações levantadas por um instrumento e, ao atentar para a necessidade de ampliação ou aprofundamento das informações obtidas, outro recurso de coleta era utilizado no transcurso da pesquisa. O diálogo teoria/empiria foi feito ao longo do texto numa articulação entre a teoria estudada e os dados levantados com os sujeitos, em que mereceram destaque: aconstituição da identidade profissional, a formação e a aprendizagem da docência, a docência praticada e os motivos que levam à permanência na profissão. A análise dos dados mostra os modos singulares de professores/as se perceberem nesse processo de constituição docente, reconfigurados de acordo com os papéis e lugares sociais em que vivem/viveram. A pesquisa pode colaborar para um melhor entendimento da profissão professor/a de Educação Física, bem como contribuir na elaboração de novas políticas e propostas de formação de professores/as e prática docente.

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