Resumo

Este trabalho trata de dois conceitos que servem de suporte para estudos sobreesporte: “cultura esportiva” e “habitus esportivo”. Visamos identificar pontos de intersecção (proximidades) e distanciamentos entre eles no campo da Educação Fí­sica brasileira. Concluí­mos que cultura esportiva corresponde í s dimensões descritivas e estruturais de conformação da cultura com relação ao esporte na contemporaneidade, pautada pelo fenômeno da globalização econômica. Este conceito faz referência í  concepção simbólica da cultura, compreendendo os significados e sentidos atribuí­dos ao fenômeno esportivo e í  sua prática. O habitus esportivo, adquirido gradativamente a partir da exposição dos agentes sociais í  lógica de funcionamento do campo esportivo, é uma disposição para se pensar, significar e agir neste espaço. Nem tudo o que se produz culturalmente no ãmbito esportivo é incorporado na forma de habitus esportivo, mas todo o habitus se baseia em aspectos da cultura esportiva. A cultura esportiva possui uma pluralidade de manifestações que nem sempre são incorporadas na forma de habitus. Considerando que o aspecto que diferencia a instrumentalização dos conceitos de cultura e habitus esportivo é o foco analí­tico, o trabalho com ambos de forma complementar se constitui em uma opção teórica e metodológica que contribui para o alargamento dos pontos de análise.

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