Resumo

Esta pesquisa tem a intenção de provocar um tensionamento nas compreensões e nos usos dos corpos em espaçostempos escolares, especialmente nas aulas de Educação Física. Buscamos problematizar as raízes dicotômicas que ainda inundam o corpo como significante central.
Fica claro que este trabalho se inscreve no campo que se configura chamar de estudos com os cotidianos. Assumimos que as escolhas por esses processos teóricosmetodológicos estão marcados pelas nossas redes de significações e conhecimentos, o que significa que nos interrogamos muito mais do que afirmamos, provocando, assim, outras tensões que circulam porcom essa temática.
A escrita deste texto se tece com as conversasnarradas de professoras de Educação Física e com os usos de imagens fotográficas de duas escolas públicas que pesquisamos. Evidenciamos com as táticas e com outras maneiras de fazer os movimentos dessas praticantes que são capazes de desestabilizar as lógicas instituídas e mostrar as pluralidades que circulam nesses cotidianos
Acreditamos que esse é um enfrentamento necessário para provocar deslizamentos e colocar-nos frente a desafios conceituais que nós, professoremos (as) de Educação Física, precisamos enfrentar nos nossos múltiplos contextos de atuação.

Acessar