Os esportes de aventura no contexto escolar
Por Julio Vicente da Costa Neto (Autor), Aurione de Souza Filho (Autor).
Resumo
Os Esportes de Aventura são modalidades esportivas praticadas na natureza, classificados como aéreos, terrestres e aquáticos. Quando reinventados podem diversificar as atividades praticadas nas aulas de Educação Física, contribuindo para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente e pode funcionar como elemento facilitador para a concretização da interdisciplinaridade. O arvorismo, a corrida de orientação, o skate, o trekking e a escalada são os esportes de aventura reinventados com mais freqüência. A Educação Física é uma disciplina que trata pedagogicamente, na escola, do conhecimento da cultura corporal, tendo como objeto de estudo a expressão corporal como linguagem e os temas ou formas da cultura corporal que constituem o seu conteúdo. Assim, o objetivo da pesquisa foi identificar a prática dos esportes de aventura nas escolas dos bairros Catumbi e Santa Teresa. O estudo se justifica na medida em que os esportes de aventura são considerados como um movimento que atrai um grande número de adeptos. Surgem pistas de que o sentido de ocupar o tempo livre se desloca parcialmente para o esporte de aventura, repleto de sentidos lúdicos, que passa a ser uma tendência de vários grupos de diferentes lugares do planeta. Esses aventureiros transgridem os limites possíveis, confiando na sua capacidade de fazer e, por fim, resplandecer de excitação e prazer na sua realização.