Resumo

Os Esportes de Aventura são modalidades esportivas praticadas na natureza, classificados como aéreos, terrestres e aquáticos. Quando reinventados podem diversificar as atividades praticadas nas aulas de Educação Física, contribuindo para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente e pode funcionar como elemento facilitador para a concretização da interdisciplinaridade. O arvorismo, a corrida de orientação, o skate, o trekking e a escalada são os esportes de aventura reinventados com mais freqüência. A Educação Física é uma disciplina que trata pedagogicamente, na escola, do conhecimento da cultura corporal, tendo como objeto de estudo a expressão corporal como linguagem e os temas ou formas da cultura corporal que constituem o seu conteúdo. Assim, o objetivo da pesquisa foi identificar a prática dos esportes de aventura nas escolas dos bairros Catumbi e Santa Teresa. O estudo se justifica na medida em que os esportes de aventura são considerados como um movimento que atrai um grande número de adeptos. Surgem pistas de que o sentido de ocupar o tempo livre se desloca parcialmente para o esporte de aventura, repleto de sentidos lúdicos, que passa a ser uma tendência de vários grupos de diferentes lugares do planeta. Esses aventureiros transgridem os limites possíveis, confiando na sua capacidade de fazer e, por fim, resplandecer de excitação e prazer na sua realização.

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