Resumo

Os esportes de aventura fazem parte de um conjunto de esportes considerados como atividades que podem ser reinventadas para o contexto da Educação Física escolar. Os esportes são classificados de diferentes formas, variando de acordo com a opção do autor, e podemos citar como exemplo os esportes de quadra, aquáticos, com raquetes, de inverno, entre outros. De acordo com Tubino (2007) existem 516 esportes catalogados e a partir desta afirmativa podemos levantar a seguinte questão: Qual será o motivo de observarmos a maioria dos professores utilizando somente o voleibol, o futsal, o handebol e o basquetebol? Por outro lado, sabemos que a prática dos esportes de aventura é considerada como rotina em alguns países e podemos citar a Nova Zelândia, Portugal e Inglaterra. Sendo assim, este estudo teve como objetivo identificar se as atividades de aventura são praticadas nas aulas de Educação Física escolar e conhecer o grau de importância das atividades de aventura para o desenvolvimento dos conteúdos da Educação Física escolar. O estudo se justifica na medida em que vai elucidar aos professores de Educação Física escolar a possibilidade de refletir sobre a utilização das atividades de aventura nas suas aulas, mostrando a importância de relacionar o conteúdo a ser desenvolvido com a cultura dos nossos alunos.