Os esportes de aventura no contexto escolar
Por Ronan Simões (Autor), Eliete Maria Silva Cardozo (Autor).
Resumo
Os esportes de aventura fazem parte de um conjunto de esportes considerados como atividades que podem ser reinventadas para o contexto da Educação Física escolar. Os esportes são classificados de diferentes formas, variando de acordo com a opção do autor, e podemos citar como exemplo os esportes de quadra, aquáticos, com raquetes, de inverno, entre outros. De acordo com Tubino (2007) existem 516 esportes catalogados e a partir desta afirmativa podemos levantar a seguinte questão: Qual será o motivo de observarmos a maioria dos professores utilizando somente o voleibol, o futsal, o handebol e o basquetebol? Por outro lado, sabemos que a prática dos esportes de aventura é considerada como rotina em alguns países e podemos citar a Nova Zelândia, Portugal e Inglaterra. Sendo assim, este estudo teve como objetivo identificar se as atividades de aventura são praticadas nas aulas de Educação Física escolar e conhecer o grau de importância das atividades de aventura para o desenvolvimento dos conteúdos da Educação Física escolar. O estudo se justifica na medida em que vai elucidar aos professores de Educação Física escolar a possibilidade de refletir sobre a utilização das atividades de aventura nas suas aulas, mostrando a importância de relacionar o conteúdo a ser desenvolvido com a cultura dos nossos alunos.