Resumo

Os fazeres pedagógicos do educador se concebem pela apropriação dos vários saberes docentes já adquiridos. Esses fazeres, são manifestados na atuação em sala, de acordo com todas as peculiaridades da comunidade e instituição de ensino. A Residência Pedagógica (PRP) trata-se de um programa de aperfeiçoamento da docência de licenciandos, no processo, residentes elaboram e executam atividades didáticas, orientados por professores e preceptores. Acerca dos fazeres e saberes pedagógicos de professores de Educação Física, formulou-se como objetivo geral: investigar através do relato pessoal e oral de atuação docente, como são e estão construídos os fazeres pedagógicos singulares das preceptoras do PRP Núcleo Educação Física - IFCE campus Juazeiro do Norte-CE. O estudo caracteriza-se como descritivo, de caráter qualitativo, utilizou-se a entrevista semiestrutura com as três preceptoras do programa, a interpretação dos dados deu-se por meio de Análise de conteúdo. De acordo com as preceptoras, os resultados registrados expõem que a Educação Física é um componente curricular único; a seleção de conteúdos precisa combinar atividades em sala e fora dela; as tarefas práticas e coletivas são mais vantajosas quanto a eficácia da aprendizagem; e que a rotinização das aulas demonstra um melhor proveito do processo ensino-aprendizagem. Como considerações finais, constatou-se que: determinações curriculares baseadas na regionalidade pelos órgãos mantedores das escolas; experiência, ou falta da mesma, na condução de práticas específicas nas aulas, bem como o domínio da teoria; a sequência metodológica das aulas e o estabelecer de rotinas conceberam a construção dos fazeres pedagógicos das três preceptoras.

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