Resumo

A cada quatro anos os Jogos Olímpicos entram na pauta da grande mídia, ganham espaço nas revistas semanais. O esporte de alto rendimento e seus campeões são objetos da curiosidade de boa parte das pessoas. Quem será o destaque dos Jogos Olímpicos? Surgirá um novo herói verde e amarelo? Qual país liderará o quadro de medalhas? Boa parte de nossas respostas estarão nas páginas de revistas como Veja, a revista de maior circulação do país. Quais são os critérios de Veja ao cobrir os Jogos? Apenas os critérios de noticiabilidade regem as escolhas da revista? Para tentar responder a tais questionamentos estudamos as coberturas realizadas por Veja nos Jogos Olímpicos de Moscou 1980, Los Angeles 1984 e Beijing 2008.Tentamos comprovar a nossa hipótese de que a cobertura é influenciada por outros “filtros”, além dos já citados critérios de noticiabilidade. Tendo como referência os estudos de Joseph Campbell sobre o mito do herói e a teoria do “Propaganda Model” de Edward S.Herman e Noam Chomsky, analisamos os conteúdos da cobertura de Veja. Tentamos mostrar que as representações dos heróis dos jogos e a cobertura dos eventos foram influenciadas pelos “filtros” descritos na teoria desenvolvida por Herman e Chomsky, com destaque para o anticomunismo.

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