Resumo

O presente trabalho nasceu de uma inquietação sobre o uso dos Jogos Eletrônicos (JEs) na escola, tendo em vista que estes despertam um maior interesse nos alunos pela sua característica lúdica. A Educação Física vem ampliando os estudos sobre o uso dessas tecnologias e suas possibilidades educativas, visto que a Educação e o processo de ensinoaprendizagem passam por uma constante atualização frente aos avanços tecnológicos, de modo que se espera que haja uma melhora da qualidade do ensino. Destaca-se o uso dos JEs devido ao fato das crianças, adolescentes e adultos jovens estarem em contato permanente com essa tecnologia. Nesse sentido, surgi a como de questão de estudo de como utilizar os JEs na abordagem crítico-emancipatória para o ensino dos conteúdos da Educação Física Escolar? Tendo como objetivo geral o de investigar as possibilidades educativas dos JEs através da observação dos jogadores e da produção de métodos sobre o jogo e o jogar, em situações escolares, na abordagem crítico-emancipatória. Este estudo se caracteriza como sendo um relato de experiência com abordagem qualitativa descritiva. Na qual teve como cenário do estudo a Escola Estadual Enéas Cavalcanti – Ceará-Mirim/RN. Envolvendo os alunos das turmas do 6º ano (2 turmas com 37 alunos por turma). Nossa intervenção se deu no III bimestre do ano letivo de 2019. Tendo um total de aulas no bimestre de 20 aulas, cada aula com duração de 50 minutos. No âmbito da Educação Física Escolar caberá a nós, professores, nos apropriarmos dessas ferramentas para dialogarmos e refletirmos sobre os processos formativos na escola e seus conteúdos de forma integrada, possibilitando uma prática pedagógica significativa. Tudo nos leva a crer que, motivados pelo reconhecimento dos processos pedagógicos pelos alunos e baseado na maioria dos comentários positivos deles ao longo do processo, tanto pessoalmente, no horário da aula, ou fora dela, os JEs podem e devem ser incorporados naturalmente ao fazer pedagógico, como uma possibilidade de ampliação da cultura de movimento. Não se tratando apenas de repetir ações, mas facilitar avanços cognitivos, implementando os espaços da Educação Física Escolar. Utilizar as tecnologias por meio dos JEs, com um planejamento adequado à realidade de cada escola e com um bom suporte teórico-metodológico para uma atuação consciente no agir comunicativo, realmente contribuiu para a mudança de cenário nas aulas de Educação Física daquela realidade. Utilizamos uma narrativa dialogada como forma de expressão, bem como para descrever, problematizar e apreciar a experiência que propusemos apresentar nesta pesquisa, visto que nos permite imergir na experiência dos saberes pessoais dos atores envolvidos. Acreditamos que a formação não só docente, mas de toda a instituição, faz-se necessária e deve ser encarada como uma tarefa infindável, que almeja, não apenas contemplar o final de uma determinada história, mas uma síntese dela mesma, a fim de que outras possam surgir dando continuidade a uma história que, na realidade, é sem fim.

Referência: GADELHA, George Tawlinson Soares. Os jogos eletrônicos na educação física escolar: uma possibilidade na abordagem crítico-emancipatória. 2020. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

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