Resumo
Diante da importância crescente atribuída ao esporte na sociedade contemporânea e da participação significativa da tecnologia no processo comunicacional no seu interior, torna-se necessário analisar com um olhar mais aprofundado a relação entre esporte e mídia, tendo em vista seu poder na construção de nossa realidade social, repercutindo na Educação e na Educação Física escolar brasileira. Um momento relevante para a análise destas manifestações foi o da realização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Desta maneira, esta pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritiva, caracterizada como um estudo de recepção (de acordo com a Corrente Latino-americana da Sociologia da Comunicação), teve por objetivo analisar como os jovens percebem, compreendem e analisam o agendamento midiático destes Jogos, com possíveis repercussões disso na Educação Física Escolar. A respeito da temática, vêm sendo desenvolvidos diversos estudos sendo que a ênfase geralmente é dada ao pólo emissor (mídia), esquecendo-se dos sujeitos que recebem e ressignificam tais produções (a recepção). Esta foi a intenção da presente pesquisa, ou seja, o considerar os estudantes como sujeitos-receptores, com os quais o professor de Educação Física pode intervir pedagogicamente. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola de Florianópolis, que constituíram um pequeno grupo de discussão/observação, sendo desenvolvida através da coleta de questionários-recordatários e encontros periódicos com o grupo. Também foi utilizado um diário de campo, para registro de observações e outras questões colhidas no campo. Para sistematização e interpretação dos dados, foi adotado o procedimento de análise de conteúdo, o que permitiu relacionar o objeto em estudo com as questões teóricas na forma de categorias, que foram as seguintes: Treinamento e Delegações, Infra-estrutura e Segurança, Variedades, Tocha Pan-americana e Contagem Regressiva. Tais categorias constituíram-se, neste estudo, na maneira como o agendamento para os Jogos Pan-americanos foi empregado pela mídia, sendo percebido e identificado pelos jovens estudantes ao atribuírem significado ao discurso midiático-esportivo. Como considerações finais, em síntese, pode-se observar que: (a) os alunos demonstram ter um contato cotidiano com a mídia esportiva, especialmente a televisão e a internet; (b) os alunos revelaram conhecimento abrangente sobre a realização dos Jogos, especialmente no que se refere ao processo de agendamento midiático; (c) a forma como expressaram sua percepção em relação ao agendamento demonstra a eficácia do discurso midiático-esportivo; (d) revelam também a ausência da mediação escolar, especialmente da Educação Física, no trato pedagógico com o tema. Os achados da pesquisa ratificam as indicações do quadro teórico de referência, no que tange à necessidade do desenvolvimento do processo de mídia-educação no âmbito escolar, a fim de ampliar as compreensões que envolvem a cultura esportiva dos alunos. Given the growing importance attached to sport in contemporary society and the significant involvement of technology in the communication process within this society, it becomes necessary to examine with a more detailed look the relationship between sports and media, considering its power in the construction of our social reality, which goes through the Brazilian Education and Physical Education at school. A relevant moment to analyse these manifestations was the achievement of Rio 2007 Pan American Games. Thus, this research of qualitative approach and descriptive character, characterized as a study of reception (according to the Latin American Sociology of Communication current), aimed to examine how young people perceive, understand and analyze the mediatic scheduling of these Games, and its possible repercussions in Physical Education at school. Regarding the theme, several studies are being developed and the emphasis is usually given to the issuer pole (media), forgetting the subjects receiving and re-meaning such productions (the reception). This was the intention of this research, which was to consider students as subjects-receptors, with who the professor of Physical Education can intervene pedagogically. The field research was conducted with students of a school in Florianopolis, which formed a small discussion/observation group, being developed through the collection of questionnaires-recording and periodic meetings with the group. A field diary was also used, to record observations and other issues collected in the field. For systematization and interpretation of the data, the analyzing procedure of content was adopted, which allowed linking the object under study with the theoretical issues in the form of categories, which were: Training and delegations, Infrastructure and Security, Variety, Pan American Torch and Countdown. These categories were build up, in this study, by the way the agenda for the Pan American Games was employed by the media, being perceived and identified by the young students when they attached a meaning to the mediatic-sportive speech. As final considerations, in summary, you can see that: (a) the students have demonstrated daily contact with the sportive media, especially with television and internet;(b) students showed extensive knowledge about the achievement of the Games, especially regarding to the process of mediatic scheduling, (c) the way they expressed their perception regarding the scheduling demonstrates the effectiveness of the mediatic-sportive speech; (d) they also reveal the lack of school mediation, especially regarding to Physical Education, and how the theme is pedagogically handled. The findings of the survey ratify the indications of the theoretical framework of reference in regard to the need for development of the process of media-education within school, in order to broaden the understandings involving the sports culture of the students.