Os Níveis de Sistematização da Ginástica Para Formação de Conceitos na Educação Escolar
Por Ana Rita Lorenzini (Autor), Celi Nelza Zulke Taffarel (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 40, n 3, 2018. Da página 302 a 308
Resumo
O objetivo buscou analisar os níveis de sistematização da ginástica em aulas de Educação Física na Perspectiva Crítico---Superadora, no ensino fundamental e médio, elencando a formação de conceitos nos estudantes. Subsidiada no Materialismo Histórico e Dialético, a investigação utilizou o método da ascensão do abstrato ao concreto, do geral ao singular e, um recorte de tese de doutorado que investigou 120 horas/aula, sobre a ginástica nas aulas de Educação Física. Concluiu---se que, a sistematização da ginástica elevou em níveis sucessivos a capacidade teórica nos estudantes, concretizada com a formação de conceitos que elaboraram o pensamento sobre o conhecimento, internalizando representações, generalizações e regularidades científicas dominando o conteúdo específico.