Os Professores Apoiam a Autonomia dos Alunos nas Aulas de Educação Física?
Por Luciane Cristina Arantes da Costa (Autor), Patrícia Carolina Borsato Passos (Autor), Vânia de Fátima Matias de Souza (Autor), Jorge Both (Autor), Lenamar Fiorese (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 42, n 1, 2020. Da página 2027 a -
Resumo
Este estudo analisou a percepção dos estudantes em relação ao apoio à autonomia dos professores nas aulas de educação física (n = 100). Foi usado o instrumento Learning Climate Questionnaire (LCQ). Para comparações entre o pré e pós-teste foi usado o teste de Wilcoxon e entre os grupos o de Kruskal-Wallis, seguido da comparação múltipla das medianas (p ≤ 0,05). Os resultados demonstraram que os índices de apoio à autonomia não se alteraram ao longo das aulas, principalmente no sexo feminino (grupo experimental). Conclui-se que o programa de intervenção não foi suficiente para apresentar alterações na percepção dos alunos em relação ao apoio à autonomia oferecido pelos professores.