Os Professores de Educação Física e a Paixão Pela Atividade Docente
Por Maria Eloiza Fiorese Prates (Autor), Jorge Both (Autor), Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 30, n 1, 2019.
Resumo
O objetivo do estudo foi de analisar a paixão pela carreira docente e o nível de satisfação de vida dos profissionais de Educação Física que atuam no ensino superior considerando os ciclos de desenvolvimento profissional. A amostra foi constituída por 133 professores atuantes em universidades do estado do Paraná (Brasil). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a Escala da Paixão, a Escala de Satisfação com a Vida e o questionário sociodemográfico. Para a análise de dados empregou-se os testes qui-quadrado e regressões logísticas binária e multinomial, considerando o nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados revelaram que a maioria do professores são apaixonados pela profissão. Além disso, observou-se que os professores que atuavam a 20 anos ou mais possuíam maior indice de paixão harmoniosa (p=0,022). Além disso, observou-se forte correlação entre o Critério da Paixão e a Paixão Harmoniosa (r=0,626). Por fim, conclui-se que quanto mais tempo o professor permanece na carreira maior é a paixão harmoniosa pelo trabalho.