Os Saberes da Educação Física na Perspectiva de Alunos do Ensino Fundamental: o Que Aprendem e o Que Gostariam de Aprender
Por Mauro Betti (Autor), Willer Soares Maffei (Autor), Marcos Roberto So (Autor), Tatiana Zuardi Ushinohama (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 1, n 1, 2015.
Resumo
Apresenta resultados parciais de uma investigação mais ampla que busca compreender as relações que os alunos da educação básica estabelecem com os saberes propostos pela Educação Física. Especificamente, busca confrontar os depoimentos de 445 alunos do Ensino Fundamental, de escolas públicas da rede estadual de São Paulo, obtidos por meio de questionário, com relação ao que os professores ensinam e o que gostariam de aprender nas aulas de Educação Física. Os resultados indicam que o esporte é o núcleo central das aulas, embora outros conteúdos também tenham sido relatados. Apareceram divergências entre o que os alunos gostariam de aprender e o que professor propõe ensinar. Conclui-se que a ampliação dos conteúdos tratados nas aulas de Educação Física favorece o potencial de mobilização do sujeito para a aprendizagem.