Resumo

Este estudo discute como o conhecimento é tratado nas aulas de Educação Física escolar, a partir da investigação da cultura presente na Educação Física de escolas públicas do município de Irati, Pr. Inicialmente, são feitas considerações acerca do saber, de uma forma geral, e do conhecimento científico, procurando-se fazer as devidas relações entre ambos e situando o debate a partir da Filosofia Anarquista do conhecimento de P. Feyerabend e da Antropologia Interpretativa de C. Geertz. Em seguida é demonstrada a pluralidade de propostas teóricas da Educação Física brasileira e sua relação frente à prática pedagógica. A partir de algumas técnicas da pesquisa etnográfica, como a entrevista semi-estruturada (com professores de Educação Física escolar), a observação participante (das aulas destes professores) e a análise de documentos (currículo do curso de graduação dos professores), é posto em cena alguns aspectos inerentes ao contexto concreto da prática escolar que evidenciam a diferença entre o saber acadêmico e o saber prático. O saber da aula de Educação Física é moldado por aspectos relativos à tradição cultural que a disciplina apresenta e também por fatores muitas vezes irracionais que vai muito além do que uma visão racionalista do conhecimento poderia admitir. 

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