Resumo

Objetivamos neste estudo analisar as causas e as consequências dos sentimentos de bem e mal-estar de professores unidocentes ao ministrarem as aulas de Educação Física (EF) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF), pertencentes à rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos os procedimentos metodológicos como de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos uma entrevista como instrumento de pesquisa, bem como à análise de conteúdo para a interpretação das informações coletadas. Selecionamos como participantes do estudo quarenta professores unidocentes da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que: a) as causas dos sentimentos de bem-estar dos professores unidocentes estudados ao ministrarem as aulas de EF nos AIEF, estão, principalmente, ligadas aos próprios professores unidocentes, tendo pano de fundo as facilidades na prática pedagógica pelo professor e sua boa preparação profissional, enquanto que as consequências estão, totalmente, ligadas aos próprios professores unidocentes, tendo como pano de fundo a renovação de ser professor unidocente; e, b) as causas dos sentimentos de mal-estar dos professores unidocentes estudados ao ministrarem as aulas de EF nos AIEF, estão, principalmente, ligadas à estrutura da escola/sistema educacional, tendo como pano de fundo as dificuldades na prática pedagógica pelo professor e sua má preparação profissional, enquanto que as consequências estão, totalmente, ligadas aos próprios professores unidocentes, tendo como pano de fundo o abandono da carreira docente.

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