Os Símbolos Olímpicos nos Jogos Escolares: a Perspectiva dos Alunos
Por Thaíse Ramos Varnier (Autor), Etyelle Laurindo Ribeiro Laurindo Ribeiro (Autor), Fernanda Gonçalves Rios (Autor), Ana Gabriela Alves Medeiros (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Os Jogos Olímpicos são considerados como um dos rituais seculares da modernidade. Como tal, influenciam as mais variadas competições esportivas, entre elas as Olimpíadas escolares. Este artigo possui como objetivo compreender os valores que orientam os Jogos escolares e a participação dos alunos envolvidos. Uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com uso de observações, entrevistas e questionários, foi realizada em uma escola particular de orientação confessional da cidade de Vitória - ES. Pode ser observada a ritualização de valores ‘olímpicos’ e dos valores da própria escola. Concluímos que entre os alunos coexistem orientações em relação a valores tradicionais (respeito e paz) e hedonístico (prazer e diversão).