Integra

INTRODUÇÃO:

O estudo em questão pautou-se em analisar os padrões fundamentais de movimento dos alunos do ensino fundamental da Escola SESC (Serviço Social do Comércio) - Mossoró/RN.

METODOLOGIA:

A pesquisa caracteriza-se como descritiva, observação participante, do tipo estudo de caso. Sua amostragem foi constituída de 82 crianças, sendo 44 do sexo masculino e 38 do sexo feminino com idade variando de entre 6 a 10 anos. Tendo com instrumento de medida a filmagem como registro das informações para posterior análise, bem como, uma ficha de observação para acompanhamento das atividades desenvolvidas. Tendo como base as citações de Gallahue e Ozmun (2003), foram avaliados os estágios de desenvolvimento dos padrões fundamentais de movimento locomotores: andar, correr e salto horizontal.

RESULTADOS:

Os resultados apontaram para o movimento locomotor do andar no masculino 0% inicial, 66% elementar e 34% maduro e no feminino 0% inicial, 63% elementar e 37% maduro. Para o padrão de corrida apresenta-se no masculino 0% inicial, 48% elementar e 52% maduro e no feminino 0% inicial 68% elementar e 32% maduro, e para o padrão locomotor do salto horizontal no masculino 13% inicial, 57% elementar e 30% maduro e no feminino 21% inicial, 66% elementar e 13% maduro. . Como referencial teórico o estudo fundamentou no desenvolvimento motor que tem passado por várias explicações no processo desenvolvimentista sendo a criança seu maior foco. Pois a ela é atribuída uma carga substancial de etapas motoras. As crianças que amadurecem tendo um vasto campo de experiências motoras adequadas para cada fase, a mesma terá um amadurecimento mais rápido dos padrões fundamentais de movimento, chegando à fase adulta com movimentos bem refinados. As crianças que não atingiram o padrão maduro nas habilidades básicas prejudicaram todo o desenvolvimento posterior. Os resultados apontaram para o movimento locomotor do andar no masculino 0% inicial, 66% elementar e 34% maduro e no feminino o% inicial, 63% elementar e 37% maduro, para o padrão de corrida apresentou no masculino 0% inicial, 48% elementar e 52% maduro e no feminino 0% inicial 68% elementar e 32% maduro e para o padrão locomotor do salto horizontal no masculino 13% inicial, 57% elementar e 30% maduro e no feminino 21% inicial, 66% elementar e 13% maduro.

CONCLUSÕES:

Por fim podemos concluir que os padrões fundamentais de movimento apresentaram melhores valores para o sexo masculino, provavelmente por influencias culturais e do contexto onde os mesmo foram desenvolvidos, pois nas aulas de Educação Física as experiências são ofertadas em aulas mistas.