Panorama das ginásticas de competição na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil
Por Juliana Pizani (Autor), Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor), Lara Vinholes (Autor), Ademir Faria Pires (Autor), Natasha Rose Davida Maidana (Autor), Lucas Machado de Oliveira (Autor).
Resumo
Este estudo buscou analisar a produção de conhecimento da pós-graduação em Educação Física no Brasil sobre as ginásticas de competição por meio das teses e dissertações. Para isso, realizamos uma busca pelas produções diretamente em bancos de dados, como o Portal Domínio Público, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nas Bibliotecas Digitais das instituições de ensino responsáveis pela oferta dos programas de pós-graduação stricto sensu. A amostra contou com 64 estudos. Os resultados destacam a centralização das Regiões Sul e Sudeste na produção de conhecimento sobre as ginásticas competitivas. A ginástica artística e a ginástica rítmica são as mais pesquisadas. Observamos com maior frequência as pesquisas qualitativas (f=39), direcionadas à subárea pedagógica (f=21) e sociocultural (f=13). Com base nesses dados, identificamos lacunas em temas e modalidades ginásticas que demandam investimento na produção de conhecimento para que seja possível impulsionar mais significativamente o desenvolvimento dessas modalidades no país.
Referências
ANTUALPA, Kizzy Fernandes; PAES, Roberto Rodrigues. Structure of rhythmic gymnastics trainings center in Brazil. Science of Gymnastics Journal, v. 5, n. 1, p. 71-79, 2013. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.fsp.uni-lj.si/mma/-/20130215174208/%3Fm%3D1360946527&ved=2ahUKEwiJ9O_sy-OGAxV8rZUCHSDAAdUQFnoECBQQAQ&usg=AOvVaw2Vn5HMDGhbW9hDfvTiV1aR. Acesso em: 11 mar. 2024.
ANTUNES, Alfredo Cesar. Identidade acadêmica da educação física: da necessidade de um corpo de conhecimento teórico e fuga do rótulo de profissão prática para uma área que exerce a prática reflexiva. Anuário da Produção Acadêmica Docente, v. 2, n. 2, p. 215-230, 2008. Disponível em: https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/1538/1/v.2%2Cn.2%2C%202008-215-229.pdf. Acesso em 11 mar. 2024.
BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; MARTINELLI, Telma Adriana Pacífico; TEIXEIRA, Roseli Terezinha Selicani. Ginástica Rítmica: história, características, elementos corporais e música. Maringá: Eduem, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BARROS, Marta Silene Ferreira et al. A relação teoria e prática na formação docente: condição essencial para o trabalho pedagógico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 305-318, 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.13303
BRACHT, Valter et al. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): Parte II. Movimento, v. 18, n. 2, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.30158
BRESCHILIARE, Fabiane Castilho Teixeira et al. A pós-graduação stricto sensu em Educação Física no Brasil e suas dinâmicas figuracionais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, p. e007421, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.43.e007421
CARBINATTO, Michele Viviene et al. Campos de atuação em ginástica: estado da arte nos periódicos brasileiros. Movimento, v. 22, n. 3, p. 917-928, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.61648
CASTRO, Matheus. Retrospectiva olímpica: Por que 2023 foi o ano da ginástica brasileira. ESPN. 2023. Disponível em: https://www.espn.com.br/artigo/_/id/13046228/retrospectiva-olimpica-por-que-2023-foi-ano-ginastica-brasileira. Acesso em: 11 mar. 2024.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plataforma Sucupira: observatório da pós-graduação. 2023. Disponível em: https://sucupira-v2.capes.gov.br/sucupira4/observatorio/programas?search=&size=20&page=0. Acesso em: 11 dez. 2023.
CORRÊA, Marluce Raquel Decian; CORRÊA, Leandro Quadro; RIGO, Luíz Carlos. A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 4, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.009
FRASSON, Jéssica Serafim; MOLINA, Vicente; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. A produção científica resultante de teses e dissertações em programas de pós-graduação em educação física no período de 2013 a 2017. Movimento, v. 25, p. e25091, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.85355
GAMBOA, Silvio Sánchez; CHAVES, Márcia; TAFFAREL, Celi. A pesquisa em educação física no Nordeste brasileiro (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe), 1982-2004: balanço e perspectivas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 29, n. 1, 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/12. Acesso em: 11 mar. 2024.
GUNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 201-210, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010
LEITE FILHO, Geraldo Alemandro; MARTINS, Gilberto de Andrade. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Revista de Administração de Empresas, v. 46, p. 99-109, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902006000500008
LIMA, Letícia Bartholomeu de Queiroz et al. Análise das condições de desenvolvimento da ginástica artística no Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 1, p. 133-143, 2016a. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-55092016000100133
LIMA, Letícia Bartholomeu Queiroz et al. A produção acadêmica em ginástica na pós-graduação em educação física das universidades estaduais de São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 24, n. 1, p. 52-68, 2016b. DOI: https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i1.6007
LÜDORF, Sílvia Maria Agatti; CASTRO, Pedro Henrique Zubcich Caiado. Realidades da pós-graduação em educação física: manutenção ou desmonte das subáreas sociocultural e pedagógica? In: TELLES, Silvio de Cássio Costa; LÜDORF, Sílvia Maria Agatti; PEREIRA, Erik Giuseppe. Pesquisa em educação física: perspectivas sociocultural e pedagógica em foco. Rio de Janeiro: Autografia, 2017. p. 21-29.
MANOEL, Edison de Jesus; CARVALHO, Yara Maria de. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 2, p. 389-405, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200012 .
MOROSINI, Marília Costa. A pós-graduação no Brasil: formação e desafios. Revista Argentina de Educação Superior, v. 1, n. 1, p. 125-152, 2009. Disponível em: https://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/518.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024.
NAKASHIMA, Fernanda Soares et al. Envolvimento parental no processo de desenvolvimento da carreira esportiva de atletas da seleção brasileira de ginástica rítmica: construção de um modelo explicativo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 2, p. 184-196, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.01.016
NUNES, Jéssica Gomes; MORAES, Letícia Cristina Lima; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. Um mapeamento de teses e dissertações sobre ginástica rítmica no Brasil. Motrivivência, v. 33, n. 64, p. 1–23, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81155 .
OLIVEIRA, Lucas Machado de; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. Produção de conhecimento sobre ginástica na escola: uma análise de artigos, teses e dissertações. Movimento, v. 26, p. e26017, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.95122
OLIVEIRA, Lucas Machado de et al. A ginástica como tema de investigação nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil (1980-2020). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, p. e009321, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.43.e009321
OLIVEIRA, Mateus Henrique de; BUENO, Bruna Lindman; LIMA, Letícia Bartholomeu de Queiroz. Local de nascimento como fator de influência para o sucesso esportivo de ginastas olímpicos brasileiros. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 13, p. e110063, 2023. DOI: https://doi.org/10.51995/2237-3373.v13i3e110063
OLIVEIRA, Mauricio dos Santos de. O panorama da ginástica artística masculina brasileira: um estudo histórico-crítico do período 2005-2008. 2010. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
PAZ, Bruna; SOUZA, Juliano de; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. A constituição de um subcampo esportivo: o caso da ginástica rítmica. Movimento, v. 24, n. 2, p. 651-664, 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.73658
PEREIRA, Ana Maria; ANDRADE, Thais Nogueira; CESÁRIO, Marilene. A produção do conhecimento científico em ginástica. Conexões, v. 10, p. 56-79, 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v10i0.8637662
PEREIRA Guilherme; DILLON, Lorena; ROMERA, Rogerio. Brasil conquista prata inédita por equipes no Mundial de ginástica. Globo Esporte, 2023. Disponível em: https://ge.globo.com/ginastica-artistica/noticia/2023/10/04/brasil-conquista-prata-inedita-por-equipes-no-mundial-de-ginastica.ghtml. Acesso em: 11 mar. 2024.
PUBLIO, Nestor Soares. Origem da ginástica artística. In: NUNOMURA, Myrian; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. (org.). Compreendendo a ginástica artística. São Paulo: Phorte, 2005, p.15-26.
READE, Ian; RODGERS, Wendy; HALL, Nathan. Knowledge transfer: how do high performance coaches access the knowledge of sport scientists. International Journal of Sports Science & Coach, v. 3, p. 319-334, 2008. DOI: https://doi.org/10.1260/174795408786238470
SAGAWA, Silvio Massaki. Uma história do desenvolvimento da ginástica artística paulista. 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2011.
SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. 1997. 163 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.