Resumo

Texto que apresenta dados da primeira etapa do projeto de investigação intitulado “Análise Comparativa do Perfil da Formação Profissional em Educação Física: A América Latina em Foco” que obteve apoio FAPEG e CNPq/Ministério do Esporte - Brasil , iniciada em 2013. Pesquisa de característica quali-quantitativa de tipo diagnóstica e descritiva com metodologia de análise de conteúdo e que nesta primeira fase teve os dados coletados na rede mundial de computadores nos sítios governamentais e institucionais dos treze países investigados, quais sejam: Argentina; Bolívia; Brasil; Chile; Colômbia; Cuba; Equador; Guatemala; México; Paraguai; Peru; Uruguai e Venezuela. Apresenta-se um panorama dos cursos de formação profissional no campo da Educação Física no que tange ao número de cursos e de instituições formadoras por país; relação curso e número de habitante; nível do curso; nomenclatura dos cursos; título concedido pelas carreiras; relação curso presencial e curso a distância. Os dados preliminares apontam para o uso de várias nomenclaturas, tais como Cultura Física, Ciências do Esporte, Ciências da Atividade Física e do Esporte, ainda que Educação Física permaneça sendo a denominação com maior frequência; uma grande diversidade nos níveis dos cursos entre os países e internamente em alguns países e uma correlação curso por habitante bastante diferenciada. O campo da Educação Física mostra-se amplo e diverso no âmbito da formação profissional na América Latina, sendo também diverso seu status social e acadêmico em cada um dos países estudado; constitui-se, também, em realidade regional pouco conhecida entre seus pares, como indica a pequena produção acadêmica sobre o tema no continente.
Palavras chaves: Formação Profissional; Educação Física; Estudos Comparados; América Latina; Sociologia do Esporte.

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