Resumo

No presente comentário sobre a proposta de Gastaldo e Eakin para a prática das Ciências Moles no campo da Saúde, eu argumento que o rótulo Mole pode não funcionar em campos acadêmicos que não a língua inglesa como nativa no sentido de mostrar a importância das Ciências Humanas e Sociais. Concordo com a ênfase que elas dão ao ensino do pensamento crítico e sugiro uma mudança mais radical no sentido de rever toda pós-graduação de maneira a abarcar conhecimentos e saberes da ciência, filosofia e artes. Finalmente, argumento em favor do princípio da complementaridade como um ponto de partida para articular conhecimentos não apenas de diferentes ciências, Naturais e Sociais, mas também encampar várias formas de conhecer incluindo as sabedorias ancestrais 

Referências

AYRES, José Ricardo C. M. Uma concepção hermenêutica de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 17, n. 1, p.43-62, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312007000100004

BOHR, Niels. Atomic physics and human knowledge. New York: Interscience Publications, 1961.

BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2019.

BRACHT, Valter. Educação Física, método científico e reificação. In: STIGGER, Marco Paulo. Educação Física + Humanas. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. p. 1-21. (Coleção Educação Física e Esportes).

BRUNER, Jerome S.; CONNOLLY, Kevin Joseph. Competence: the growth of the person. In: CONNOLLY, Kevin J.; BRUNER, Jerome S. (org.). The growth of competence. London: Academic Press, 1974. p. 309-313.

BRUNER, Jerome S. Acts of meaning. New York: Harvard University Press, 1990.

CARVALHO, Yara Maria; GOMES, Ivan; FRAGA, Alex Branco. Educação Física + ciências humanas + saúde. In: STIGGER, Marco Paulo. Educação Física + Humanas. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. p. 129-153. (Coleção Educação Física e Esportes).

CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.

CHOMSKY, Noam. Problems of knowledge and freedom: The Russell Lectures. London: Fontana, 1972.

GOULD, Stephen Jay. The mismeasure of man. Revised and expanded. New York: W. W. Norton & Company, Inc., 1996.

HONNETH, A. Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento. São Paulo: Editora UNESP, 2018.

JAMMER, Max. Conceitos de força: estudo sobre os fundamentos da dinâmica. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2011.

KRENAK, Ailton. Vamos invocar Parangolés. In: ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento; SAES, Alexandre Macchione; TAVARES, Abílio (org.). Dilemas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2023. p. 73-78.

RIBEIRO, Renato Janine. A universidade e a vida atual: Fellini não via filmes. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

RIBEIRO, Renato Janine (org.). Humanidades: um novo curso na USP. São Paulo: Editora da USP, 2001.

SAID, Edward. Representações do intelectual: as conferências Reith de 1993. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.

SALLES OLIVEIRA, Paulo de. Caminhos de construção da pesquisa em ciências humanas. In: SALLES OLIVEIRA, Paulo de (org.). Metodologia das ciências humanas. 2. ed. São Paulo: Editora HUCITEC, 2003. p. 17-26. (Coleção Paidéia – Lazer).

SHAPIN, Steven. Hard science, soft science: a political history of a disciplinary array. History of Science, v. 60, n. 3, p. 287-328, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/00732753221094739

SNOW, Charles Percy. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: Editora da USP, 1995.

STEFANONI, Pablo. A rebeldia tornou-se de direita? Campinas: Editora da UNICAMP, 2022.

STENGERS, Isabelle. Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração das ciências. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023.

TINBERGEN, Niko. On aims and methods of ethology. Zeitschrift für Tierpsychologie, n. 20, p. 410–433, 1963. Disponível em: https://www.esf.edu/biology/faculty/documents/Tinbergen1963onethology.pdf Acesso em: 15 jan. 2025.

WEBSTER, Fiona; GASTALDO, Denise; DURANT, Steve; EAKIN, Joan; GLADSTONE, Brenda; PARSONS, Janet; PETER, Elizabeth; SHAW, James. Doing science differently: a framework for assessing the careers of qualitative scholars in the Health Sciences. International Journal of Qualitative Methods, v. 18, p.1-7, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1609406919838676

WILSON, Edward. Consilience: the unity of knowledge. New York: Vintage Books, 1998.

WULF, Christoph; BAITELLO JUNIOR (org.). Sapientia: uma arqueologia de saberes esquecidos. São Paulo: Edições SESC, 2018.

Acessar