Para Que Filosofia da Educação Física Escolar? Para Além de Uma Paráfrase das Teses de Hans-georg Flickinger
Por Márcia Morschbacher (Autor), Leandra Costa da Costa (Autor), Miriam Preissler de Oliveira (Autor), Wenceslau Leães Filho (Autor).
Resumo
Neste artigo construímos, a partir do texto de Flickinger (2004), uma tentativa de refletir acerca da relevância da Filosofia da Educação à prática pedagógica da Educação Física Escolar. A partir da necessidade de que a Filosofia da Educação se faça presente na condição de subsídio aos sujeitos a uma postura refletida e a ações criticamente fundamentadas, apresentamos oito teses com o intuito de suscitar o debate relacionado a esta temática. Consideramos, portanto, que a prática pedagógica da Educação Física Escolar, atenta à sua especificidade, permeada pela Filosofia da Educação, seja capaz de transcender condicionantes que limitam o agir pedagógico deste componente curricular na escola, bem como construir uma Filosofia da Educação Física Escolar.