Resumo

Paralimpíadas Escolares é uma competição esportiva para estudantes com deficiência, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2006, a partir do projeto “Paraolímpicos. Neste sentido, a tese possui o seguinte problema de pesquisa: como ocorreram as composições históricas do esporte paralímpico escolar no Rio Grande do Sul, a partir da participação do estado nas Paralimpíadas Escolares, no período de 2010 a 2018? Os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural foram adotados na condução da pesquisa. Para a coleta de informações, utilizamos corpus documental integrado por projetos/planejamentos, editais, regulamentos, boletins, relatórios, atas e ofícios. Mídias digitais também foram assumidas como fontes à pesquisa. Além disso, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores(as) de Educação Física e treinadores(as) do esporte paralímpico escolar sul-riograndense. As fontes coletadas foram submetidas às técnicas de análise documental e à análise temática. Os resultados evidenciaram que as composições históricas do esporte paralímpico escolar no Rio Grande do Sul passaram por uma fase elementar, em que o protagonismo nos empreendimentos foi exercido e negociado por duas professores de Educação Física do município de Passo Fundo/RS, culminando na primeira participação do estado nas Paralimpíadas Escolares, em 2010. A partir disto, este evento escolar nacional passou a mobilizar agentes e instituições à promoção ao esporte paralímpico escolar no estado. Logo, no ano de 2011, foram idealizadas as seguintes ações: Clínica de Esportes Paralímpicos, Festival Paralímpico e Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (PARACERGS). De tal modo, inicia-se uma fase de conformações, com gradual aumento no número de agentes e instituições envolvidas nas ações, na diversidade nas modalidades paralímpicas oferecidas aos estudantes com deficiência e nos resultados das delegações do estado nas Paralimpíadas Escolares. Nesse processo, uma rede de agentes se conformou, em especial, com a participação de professores(as) de Educação Física e treinadores(as) esportivos(as), estabelecendo inter-relações e compartilhando práticas e representações culturais no âmbito do objeto de pesquisa. Esta rede, atuou(a) de forma individual e coletiva, em esfera municipal e/ou estadual, exercendo práticas que envolveram articulações e negociações com órgãos governamentais e não-governamentais. Assim, foram conquistados recursos – materiais e humanos – para o desenvolvimento do esporte paralímpico escolar no estado. No período de 2010 a 2018, as práticas e representações culturais não ocorrerem às margens de descontinuidades, gerando tensionamentos, com destaque aos períodos de mudança nas gestões governamentais. Igualmente, evidenciou-se o desejo em se consolidar o esporte paralímpico escolar sob o amparo de políticas de Estado. Ademais, notou-se anseio pela efetivação desta esfera esportiva nas escolas, visto que, no período investigado, as ações do esporte para estudantes com deficiência foram constituídas com proeminente participação de associações, clubes esportivos e projetos sociais, em detrimento das escolas. Conclui-se que as Paralimpíadas Escolares representaram um catalisador para o campo do esporte paralímpico escolar no Rio Grande do Sul, motivando a construção de uma cultura do esporte para estudantes com deficiência no estado, a qual, no tempo presente, encontra-se em fase de incremento, procurando ser preservada e perpetuada dentro das conjunturas e dos limites de espaço e tempos que envolvem tal rede e suas conexões

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