Participação Popular e Controle Social na Gestão Pública: Um Estudo dos Conselhos Estaduais de Esporte na Região Nordeste do Brasil
Por Silvana Martins de Araújo (Autor), Carlos Augusto Fernandes (Autor), Kytania Regina Dominici (Autor), Ana Paula Vieira (Autor), Antonio Silva Cunha Filho (Autor), Camila Fernanda Pereira (Autor), Iaci da Costa Jara (Autor), Jonathas Carvalho de Sousa (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este artigo corresponde a uma pesquisa em andamento: “Sistema Nacional de Esporte e Lazer: mecanismos de participação popular e controle social na Região Nordeste do Brasil” desenvolvida pelo núcleo da Rede CEDES/UFMA. Tem como objetivo principal investigar a existência e funcionamento dos Conselhos Estaduais de Esporte e Lazer na Região Nordeste do Brasil, como mecanismos de gestão democrática e controle social das políticas públicas de esporte e lazer que deverão integrar o Sistema Nacional de Esporte e Lazer, sugerido pela II Conferência Nacional de Esporte. Esta investigação consiste numa pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, caracterizada como exploratória quanto aos seus objetivos. Pelas fontes utilizadas na coleta de dados define-se como pesquisa de campo, combinando-se à pesquisa bibliográfica e documental. Como principal resultado espera-se contribuir para o processo de construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, com foco no eixo gestão e controle social, a partir do mapeamento dos mecanismos de participação popular e controle social das políticas públicas de esporte e lazer na Região Nordeste do país.