Editora Unoesc. None None. 222 páginas.

Sobre

PREFÁCIO

A origem da Educação Física nos remete ao homem primitivo, que necessitou desenvolver seu corpo para atender suas finalidades e desafios. Esse período é certificado com registros humanos de força física, velocidade e agilidade. A anatomia que o corpo humano adquiriu resultou do processo evolutivo e de um refinamento assumido por nossos antepassados que tiveram que garantir a sobrevivência, saltando, correndo grandes distâncias, levantando pesos indescritíveis e nadando em águas perigosas. No Oriente, mais propriamente na Índia e na China, a prática de exercícios corporais esteve muito relacionada a cultos e práticas religiosas, mas foi na sociedade grega, berço dos Jogos Olímpicos, que os esportes se propagaram, dando ao homem o caráter de vitalidade, intelectualidade e domínio de suas capacidades físicas e emocionais. No Brasil, a Educação Física se propagou através de uma gama de culturas. Teve-se, com os povos indígenas, os primeiros registros de de movimento, através de brincadeira, jogos, corridas e realização de rituais de dança. Após, os jesuítas, que através de jogos e atividades lúdicas trouxeram as manifestações mais didáticas pra o território brasileiro, embora ainda com o objetivo de recreação e lazer. No Brasil colônia, com a vinda dos negros escravos veio também a capoeira que era praticada como uma expressão de luta. Somente em 1808, com a chegada da Corte Portuguesa os primeiros registros da Educação Física escolar começaram a se estruturar enquanto disciplina na escola, buscando a realização da ginástica e dos exercícios corporais, com foco na saúde mental e física. Sua consolidação se deu com a obrigatoriedade da prática na escola juntamente com a reforma do Ensino Primário e Secundário na década de 1980. Com a entrada do Século XX veio a obrigatoriedade em todos níveis escolares, fruto da influência militar e o http://doi.org/10.18593/passado_presente/2 objetivo eram a promoção de hábitos mais higiênicos e saudáveis para a população em geral. Após a 2ª Guerra Mundial houve um forte investimento no esporte, nas práticas físicas e na competição, período que também coincidiu com o início da criação de cursos superiores de Educação Física no país. Atualmente, os cursos de formação superior em Educação Física trazem em seus currículos disciplinas teóricas e prática, visões dos diferentes esportes e muitas orientações técnico-científicas, buscando dar ao futuro profissional uma visão bem ampliada de como relacionar a Educação Física com outras áreas e de como aplicá-la em diferentes contextos e populações. A nossa Educação Física atual está sendo aplicada dentro e fora da Escola. Como conteúdo obrigatório e formal traz vivências corporais e esportivas, extremamente auxiliares na aprendizagem global. Nos contextos abertos traz inúmeros benefícios aos praticantes, pois pode proporcionar lazer, saúde, vivências em grupo e melhoria da integridade física e mental. Na obra “PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - uma perspectiva histórica mundial, brasileira e catarinense”, tão bem construída por profissionais da Educação Física, Educação e Psicologia, estão presentes os assuntos e abordagens citados anteriormente, com riqueza de detalhes aprofundamentos teóricos, históricos e muitas reflexões; dando ao leitor uma visão clara e aprofundada dos assuntos. Os profissionais que se debruçaram na busca de dados e escrita dos textos possuem vasta experiência e conhecimento na temática abordada. Escreveram de modo que o leitor tenha uma compreensão acessível e possa aplicar com qualidade e eficácia esse conhecimento em sua prática estudantil ou profissional.

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