Patrocínio dos clubes de futebol brasileiros: um estudo descritivo
Por Luiza Gremelmaier Rosa (Autor), Bruno Eduardo Knies (Autor), Mariana Klauck Beirith (Autor), Fernanda Rosalini Quadrado (Autor), Gabriel Henrique Treter Gonçalves (Autor).
Resumo
O Marketing Esportivo é uma estratégia utilizada por empresas para consolidar suas marcas e se diferenciar dos concorrentes, indo além dos aspectos financeiros (Ferreira & Medeiros, 2015), que abrange os objetivos de: ampliar o reconhecimento público, estabelecer e fortalecer o vínculo empresaconsumidor, assegurar maior visibilidade do produto e, impreterivelmente, aferir autenticidade à marca esportiva (Pitts & Stotlar, 2002). Uma das estratégias de Marketing Esportivo que tem despertado muita atenção, e frequentemente é confundida com o próprio Marketing Esportivo devido aos elevados investimentos, é o patrocínio esportivo (Dias & Monteiro, 2020). Assumindo que o patrocínio é a concessão de incentivos (financeiros ou em forma de produtos) em troca de reconhecimento público com a organização patrocinada (Pitts & Stotlar, 2002), no âmbito esportivo, o patrocínio pode evoluir para uma parceria profunda e duradoura. Segundo Reichelt & Boller. (2016), os patrocinadores utilizam a realização de atividades culturais como uma ferramenta capaz de contribuir para que a empresa atinja seus objetivos. No Brasil, o futebol é aquele que gera maior audiência, dada a sua popularidade, tornando-o um mercado potencial para investimentos e eventuais retornos para os patrocinadores. Sob esse viés, gestores esportivos e outros profissionais da área concentram seus esforços nessa modalidade, uma vez que não apenas amplia a visibilidade de suas marcas, mas também agrega valor a elas (Maioli, 2020). Nesse sentido, é importante ter conhecimento sobre as empresas que utilizam o futebol para promover seus produtos, dada a ampla visibilidade e o impacto significativo que essas empresas possuem no consumo da população. Objetivo: Descrever o perfil dos patrocinadores dos clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2023, referindo-se ao seu campo de atuação, ao classificá-los de acordo com a Indústria, Supersetores, Setores e Subsetores aos quais pertencem. Método: Trata-se de um estudo descritivo de natureza exploratória.