Resumo

Introdução: O crescente esforço de parcelas de profissionais envolvidos com o ensino-aprendizagemtreinamento esportivo em consolidar ambientes de prática comprometidos em proporcionar condições para a transformação social em cenários de injustiças sociais apoiados pelos preceitos da pedagogia crítica parece ser uma tendência a nível global. Objetivo: Esta pesquisa busca identificar como a literatura da língua inglesa tem documentado as iniciativas para o ensino dos esportes através de ambientes estruturados a partir dos preceitos da Pedagogia Crítica. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de literatura com buscas nas bases de dados Web of Science e Taylor e Francis. Os descritores utilizados foram “sport” AND “critical pedagogy”, os quais resultaram em um quantitativo de cento e setenta e um artigos. Após a aplicação dos critérios para inclusão e a posterior leitura dos títulos e resumos, apenas nove artigos foram elegíveis para leitura completa e análise de seus conteúdos. Foram criadas quatro categorias de análise para melhor organização das discussões. Resultados: Na categoria “Pedagogia Crítica de Paulo Freire” enfatizou-se que todos os artigos analisados utilizaram as discussões feitas pelo referido autor como instrumentos teóricos para o desenvolvimento destes programas. Artigos constituintes da categoria “Programas Esportivos como espaços para a mudança social” acreditam que a elaboração de estratégias que estimulem atitudes e comportamentos que fomentem a conscientização da realidade social nesses ambientes são imprescindíveis. Na categoria “Esporte e as Questões de Gênero” evidencia-se que a busca pela equidade esportiva e a promoção do empoderamento feminino são os principais objetivos dessas iniciativas. Os “Limites para a implementação de novos programas” incluem discussões sobre a dificuldade em atuar e avaliar o trabalho realizado nesses ambientes. Conclusão: É emergente a necessidade de pesquisas que se debruçam em avaliar a aplicabilidade desses programas.

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