Pedagogia da Corporeidade na Educação Infantil - Um Estudo a Partir dos Jogos Sensoriais
Por Pierre Normando Gomes-da-Silva (Autor), Ana Raquel de Oliveira França (Autor).
Em Pensar a Prática v. 21, n 4, 2018. Da página 854 a 864
Resumo
Analisou-se a base do Programa de Jogos Sensoriais para a Educação Infantil (ProJsei) e a evolução teórica da Pedagogia da Corporeidade, em seus objetivos educacionais e conceitos orientadores, para sistematizar avanços na Educação Infantil. Pesquisa descritiva, do tipo documental, tendo como fonte 12 relatórios de pesquisa e 9 depoimentos (8 de graduandos e 1 de professor) de 4 escolas públicas atendidas pelo ProJsei. Pela Análise de Conteúdo, referente aos 7 anos (2008-2014) de implementação do ProJsei, os graduandos de Educação Física participantes do ProJsei compreenderam a Teoria da Percepção Ecológica e iniciaram a aplicação dos affordances nas 188 aulas de Educação Física ministradas para 372 crianças de 4 a 5 anos.