Pedagogia das Ruas: Caminhar, Correr e Pedalar
Por Álvaro Luís ávila da Cunha (Autor), Vera Lucia Gainssa Balinhas (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 3, n 1, 2012. Da página 97 a 108
Resumo
mo | Este texto é um recorte do projeto de ensino e pesquisa em andamento no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA-Uruguaiana. Nosso objetivo é tornar mais visível o contexto e as comunidades escolares envolvidas nas ações educativas dos/as licenciandos/as, favorecendo o processo de formação e atuação prossional. Buscamos, através deste estudo, oportunizar o contato, o conhecimento e a re exão acerca das formas de habitar e viver a cidade, utilizando a caminhada, a corrida e a pedalada, fazendo da cidade nosso currículo. Para tanto criamos o Grupo de Estudos Movimento e Ambiente – GEMA, que durante todo o ano de 2011, semanalmente reuniu acadêmicos/as e professores/as para pensar os trajetos, as formas de percorrê-los e analisar os registros realizados por eles; compostos por descrições, fotograas, desenhos, poesias, murais, instalações artísticas, mapeamentos e documentários. Nossa intenção é produzir signicados/conhecimentos que abarquem a dimensão corporal e socioambiental. A cidade vem constituindo o universo subjetivo dos/as estudantes, permitindo fazer a articulação entre o global e o local, entre a educação básica e os cursos de licenciatura, entre o corpo e o ambiente.