Pedagogia do Esporte em Projetos Socioesportivos: Desenvolvimento de Competências e Habilidades Para Além do Tatame
Por Diego Alves Ribeiro Queiroz (Autor), Djeissom Ribeiro (Autor), Leopoldo Katsuki Hirama (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: Embora historicamente o elemento menos valorizado do tripé das ações de uma universidade, a extensão universitária tem por destacada característica de proporcionar a aproximação da comunidade de seu entorno aos conhecimentos acadêmicos-científicos (QUEIROZ, 2017). Objetivo: Esta pesquisa investigou as possíveis repercussões de um projeto de extensão que ofereceu o ensino do judô para crianças e jovens da cidade de Amargosa-BA. Metodologia: Adotou-se a entrevista semiestruturada orientada pela abordagem qualitativa (MARTINS, 2004; BONI, QUARESMA 2005), com 71 sujeitos participantes, entre eles: ex-alunos, país/responsáveis dos ex-alunos, ex-bolsistas e sujeitos envolvidos em ações com o judô no município, os dados foram interpretados segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Resultados: Os alunos apontaram que a participação no projeto contribuiu na mudança da conduta de modo geral e que os aprendizados adquiridos foram levados para além do tatame, por exemplo, nas relações com a família, amigos e escola; os bolsistas relacionam a participação à experimentação e construção da identidade docente, o incentivo à pesquisa e o desenvolvimento de conhecimentos relacionados ao trato pedagógico; finalmente, os sujeitos envolvidos em ações com o judô no município, a criação de novos núcleos de ensino, inserção do judô nos Jogos Estudantis e no Programam Mais Educação, afirmaram que o projeto influenciou na formação e manutenção das respectivas inciativas. Conclusão: Desta forma, o mosaico composto pela variedade de personagens entrevistados confirmam que o projeto de extensão representou repercussões positivas no município.