Resumo

Introdução: O minibasquete é uma modalidade adaptada do basquetebol voltada à iniciação esportiva de crianças de 5 a 12 anos (FIBA, 2018). As regras são adaptadas para que as crianças tenham um melhor desenvolvimento e aprendizagem do jogo, e se engajem no esporte. No Brasil, a literatura sobre os conteúdos de jogo a serem desenvolvidos no minibasquete é escassa. Objetivo: a partir de modelos de outros países, propor um currículo pedagógico de minibasquete para um clube brasileiro. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica que tem como fonte a revisão e coleta de dados de manuais de Federações e Confederações de basquetebol dos dez países ranqueados pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) entre os melhores nas categorias de base e profissional masculinas e femininas, e os manuais de minibasquete propostos pela FIBA e pela Associação Norte-americana de Basquete, devido a importância dessas instituições para o cenário mundial do esporte. Ademais, utilizamos diversos estudos da área da Pedagogia do Esporte que discutem o processo de ensino-vivência-aprendizagem do esporte. Resultados: Os manuais destacam as ideias de desenvolvimento em longo prazo de atletas e diversão na prática esportiva, além do jogo como ambiente de aprendizagem da modalidade. Partindo dessas premissas, o currículo apresenta os parâmetros para a seleção de conteúdos estratégico-tático-técnicos a serem ensinados progressivamente em cada etapa, considerando os objetivos e características gerais de cada faixa etária. Conclusões: A realização de um currículo pedagógico significa um novo marco para as sessões de treino do clube brasileiro em questão, possuindo um papel importante para os praticantes do minibasquete que poderão vivenciar um ensino holístico pautado no jogo e nas suas próprias necessidades, a partir de evidências científicas. O estudo poderá inspirar outras pesquisas e clubes a sistematizarem suas sessões de treino. 

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